IMPRENSA
13 de July de 2023 - 11h53

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Alunos do NEM do SESI-SENAI de Vilhena constroem planta baixa e residência utilizando Minecraft

Sob a orientação do professor Marcos Cesar Mücke, alunos da primeira série A e B do Novo Ensino Médio (NEM), da unidade SESI-SENAI de Vilhena, reunidos em grupos de 3 e 4 integrantes, realizaram atividade utilizando o jogo Minecraft para desenvolver uma planta baixa e em seguida construir uma residência com a ferramenta da Microsoft. Os estudantes fizeram prints da construção para evidenciar a evolução dos respectivos projetos, que depois foram anexados a um portfólio. A atividade foi acompanhada pelos professores Lorines Cezne e Silvio Vichroski.

 

“Nesta atividade”, explicou o professor Mücke, as equipes utilizaram conhecimentos geométricos para visualizar e representar partes do mundo real, compreender e construir modelos em múltiplos contextos. Eles também exercitaram a habilidade de efetuar medições, reconhecendo, em cada situação, a necessária precisão de dados ou de resultados e estimando margem de erro e acertos”.

 

Em sala de aula, o docente evidenciou em sua explanação sobre os poliedros (Poliedro vem do grego polys (muitos, vários) e edros (faces) figura de muitas faces, objetos vistos e utilizados no cotidiano. “Foi um momento de interação entre os alunos, e a partir da apresentação do conteúdo e da parte prática, podemos observar mediante os resultados, que eles foram bem criativos. É fundamental frisar que projeto confirma que a metodologia de gamificação do SESI está dentro da Cultura Digital do MEC”, disse Mücke.

 

Segundo o professor Silvio Luiz Vichroski, esse projeto é muito interessante, pois vai ao encontro da quinta competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz: “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, pontuou.

 

No ponto de vista da professora Lorines Cezne “ao utilizar as ferramentas disponíveis, o professor Mücke, se torna o mediador que vai auxiliar os estudantes na reflexão sobre os melhores usos possíveis das tecnologias digitais”, afirmou.

 

Para o gerente da unidade, Silvio Leite, a gamificação como ferramenta didático-pedagógica torna-se fundamental para o estímulo da criatividade, propiciando novas formas de construção do conhecimento; o professor é apenas o mediador no processo de ensino-aprendizagem. “Nesse contexto, ferramentas como Minecraft, por exemplo, vem desafiando os profissionais da educação, levando-os a repensar as práticas pedagógicas, tornando a aula mais digital e interativa”, comentou.

 

Leite acrescentou que os games digitais são um importante instrumento de aprendizagem que pertence ao cotidiano do aluno, são atrativos e motivam o educando a interagir e a participar das aulas, considerando que os games, além de encantar os jovens, prendem sua atenção.

 

 


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