IMPRENSA
03 de October de 2023 - 12h20

A- A A+

Alunos dos anos iniciais SESI-SENAI-IEL Lagoa aprendem montagem e programação nas aulas de robótica

Nesta aula ministrada pela professora Adriana Simões, da disciplina Educação Tecnológica, os alunos das séries iniciais da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, aprenderam conceitos e processos relacionados a programação e montagem utilizando o novo material de robótica.

 

De acordo com a professora Adriana Simões, as aulas no laboratório ajudam a construir e programar novas experiências, pois desencadeiam duas satisfações dos alunos, sendo o de brincar e aprender, tornando esse aprendizado significativo e o pensamento computacional. “Eles encontram maneiras de ajudar os personagens principais e praticam a recontagem de um conhecimento usando detalhes relevantes. Isso ajuda a desenvolver suas habilidades de conversação colaborativa”, explicou.

 

Para a professora, as aulas de Educação Tecnológica são espaços de experimentação muito bons e ambientes nos quais os alunos têm se desenvolvido bastante. “Considerada essencial para as novas gerações, a alfabetização digital, da qual tem se falado pouco, tem de começar cedo. A faixa etária ideal para trabalhar esses conceitos básicos de tecnologia com as crianças é a da alfabetização, entre os 6 e os 11 anos e a escola SESI trilha esse caminho”, afirmou.

 

A coordenadora pedagógica da unidade, Vanessa Souza, destacou que além das maletas o material necessário é um tablet ou computador, para os alunos realizarem as próprias programações tendo como passo a passo alguns requisitos como: envolvimento, exploração, explicação, elaboração, avaliação e extensão (atividade extra de registro escrito).

 

Segundo a gerente da Unidade SESI Lagoa, Juliane Loubach Sordino, a proposta da escola continua sendo relacionar o conteúdo ao aprendizado em sala de aula. “Isso é possível e tem agradado aos estudantes a interação, socialização, trabalho em equipe e muita inovação”. 


Mais notícias

ELEV3R se prepara para representar o SESI-Rondônia na Austrália

Alunos do 4º ano do SESI de Pimenta Bueno apresentam maquetes sobre seres vivos

SESI de Porto Velho promove roda de conversa sobre as profissões

Aula no laboratório explora mundo dos organismos unicelulares em Pimenta Bueno