24 de November de 2023 - 14h59

SESI em parceria com Minc e Sejucel promove capacitação aos agentes culturais do Estado

No intuito de capacitar agentes culturais na elaboração de projetos e a inserção destes no Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), com foco no Programa Rouanet Norte, o Serviço Social da Indústria (SESI) de Rondônia, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria da Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Sejucel) promoveu nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24, oficina de capacitação voltada aos atores ligados à área cultural rondoniense.

O evento, totalmente gratuito, foi realizado nas dependências do SENAI CEET, em Porto Velho e contou com a participação de mais de 30 pessoas presencialmente, e mais participantes por meio do canal do Youtube da Sejucel. A ação foi ministrada pelo instrutor do Ministério da Cultura, Rômulo Barbosa, que passou as orientações sobre os requisitos e dicas de como preencher corretamente os dispostos do edital. Portanto, após a qualificação, os agentes culturais rondonienses estão aptos a seguirem todos os procedimentos e inscreverem projetos para a obtenção de recursos federais.

O Salic, com foco na Lei Rouanet, é um mecanismo de fomento cultural com recursos direcionados exclusivamente para todos os Estados da região Norte, totalizando R$ 24 milhões de investimentos. Os interessados podem conferir o editalDe acordo com o documento, os investimentos deverão observar o mínimo de R$ 2,5 milhões em projetos de cada estado e, também, o mínimo de R$ 4 milhões a projetos de cada uma das áreas artísticas contempladas no chamamento. Sendo elas: Artes Cênicas, Música, Artes Visuais e Literatura. Os projetos contemplados terão um valor máximo de R$ 200 mil. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 29 de dezembro de 2023.

O montante será investido pelos seguintes participantes: Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (Caixa) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). Cada uma delas disponibilizará R$ 6 milhões. O resultado final será divulgado em 12 de abril de 2024.

A gerente da unidade SESI SENAI Lagoa, Juliane Loubach explicou que ao atuar em parceria com o Ministério da Cultura e com a Sejucel, a instituição contribui com o fomento da cultura rondoniense. “Esperamos que os agentes que participaram desta capacitação tenham saído com todas as dúvidas sanadas, no intuito de apresentar bons projetos, e assim movimentar o setor em nosso Estado”, ressaltou.

Andréa Mendes, que participa ativamente de grupos ligados ao artesanato regional, afirmou que sua participação foi de grande valia, pois pôde esclarecer dúvidas, principalmente nos requisitos necessários para inscrever os projetos. “Além de explicar didaticamente como elaborar os projetos, o instrutor passou dicas importantes para que estes não apresentem inconsistências”, falou.