IMPRENSA
31 de January de 2024 - 11h47

A- A A+

Colaboradores SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná participam de rodada de conversa

Como parte das ações da campanha “Janeiro Branco”, a unidade do SESI-SENAI-IEL de Ji-Paraná realizou uma rodada de conversa com o tema “Gratidão e parceria”, que contou com a participação da diretora de saúde do trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná e psicóloga Caroline Alexandre de Souza Bortolotti, tendo como público alvo profissionais do SESI Saúde e da escola SENAI.

 

A ação, que teve como público alvo colaboradores da unidade, de acordo com a gerente Cintia Aparecida, constitui mais uma iniciativa de sua gestão. “Mensalmente convidamos um profissional de determinada área para ministrar palestra para os funcionários. A minha ideia como gestora é contribuir de uma forma positiva com a nossa equipe com o intuito de que levem todas as dicas dos profissionais para a sua vida, seja profissional ou social”, disse.

 

Ainda conforme a gerente, “o mês de janeiro foi escolhido porque é um período de reflexão e planejamento para o novo ano, e o branco representa a ideia de uma folha em branco, onde podemos escrever nossos sonhos, desejos e metas. Ao aprendermos a lidar com as emoções, as próprias e dos colegas, fica mais fácil ter uma comunicação mais assertiva, desenvolver a autoconfiança e outros benefícios”, explicou.

 

“Sabemos que o foco é a saúde mental, mas existem outros assuntos dentro desse universo que você pode abordar, como: Inteligência emocional; felicidade e propósito no trabalho; equilíbrio entre vida pessoal e profissional e sinais de alerta sobre a saúde mental”, afirmou Cintia.

 

A psicóloga Caroline Bortolotti destacou a importância do tema gratidão e parceria e que o seu trabalho teve como objetivo principal o fortalecimento emocional da equipe tanto em grupo como no individual. “Tivemos um bate papo descontraído com a participação de todos. No total elaboramos 12 perguntas que foram sendo feitas por sorteio, por exemplo, indagações referentes aos momentos difíceis que foram superados, valorização pessoal e profissional, dentre outras”.

 

Para a Caroline a iniciativa é de fundamental importância, não apenas para os colaboradores, mas para a escola e a indústria, pois esta ação visa promover a saúde e o bem-estar da equipe, que se sente mais acolhida e segura no seu ambiente de trabalho.

 

No ponto de vista da profissional, cada um absorve o conteúdo trabalhado à sua maneira, levando-o a refletir e trabalhar os assuntos propostos. “A campanha é uma forma de construir, fortalecer e disseminar a cultura da saúde mental e emocional. O bem-estar emocional e a qualidade emocional de vida são preciosas em todas as fases da vida, do nascer ao envelhecer. Quem cuida da mente, cuida da vida”, alertou.

 

O colaborador Ires Cardoso parabenizou a gerência pela iniciativa. “Achei muito importante, pois assim como precisamos cuidar da saúde física, precisamos cuidar da nossa saúde mental. Muito boa a abordagem aplicada pela Caroline, mediante dinâmicas. Interessante a fala dela, quando disse que o psicólogo não é apenas amigo seu, mais sim, um profissional que está apto a nos ajudar a ter qualidade vida melhor”, finalizou.

 

Sobre o “Janeiro Branco”

 

Criada pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, a campanha “Janeiro Branco” acontece desde 2014 para estimular a sociedade a debater a importância da saúde mental nas relações humanas. O mês de janeiro foi escolhido por ser símbolo de recomeços, um período quando normalmente as pessoas param e refletem sobre suas vidas e fazem planos para o ano. A cor branca também foi escolhida por simbolizar o recomeço, pois em uma tela em branco podemos pintar, desenhar e escrever o que quisermos.

 

 

 

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável