IMPRENSA
26 de January de 2024 - 10h24

A- A A+

SESI e SENAI de Rondônia iniciam ano letivo na próxima segunda-feira

As aulas do período letivo de 2024 iniciam na próxima segunda-feira, 29, em todas as unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) – ensino infantil, fundamental I e II e Novo Ensino Médio e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – cursos profissionais em diversas modalidades. O SESI e o SENAI estão presentes nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena.


O gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Santiago Coelho, informa que as escolas do SESI atendem em Porto Velho, Nova Mutum, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena. “E num futuro próximo, estará levando a qualidade de ensino do SESI para o município de Ariquemes”, afirma.


Coelho acrescenta que neste ano as Unidades do SESI-RO continuarão beneficiando as 1ª séries do Novo Ensino Médio com o Programa Sala Digital. “A Sala Digital é um projeto do Departamento Nacional do SESI que o DR de Rondônia aderiu. Um dos ganhos principais é que cada aluno recebe um notebook, que substituirá o material impresso, e terá acesso às ferramentas digitais como aplicativos e simuladores para utilização na sala de aula e também em casa. A atualização dos conteúdos passa a ser permanente”, explica.


De acordo ainda com Coelho “nossas unidades escolares estão seguindo às tendências da indústria e do mundo do trabalho, elevando a qualidade do ensino e da aprendizagem para os alunos do Novo Ensino Médio (NEM) ”, afirma.


Nas escolas do SESI os alunos do Ensino Fundamental, contam com projetos de aprendizagem, oficinas tecnológicas e as ferramentas educacionais, como a plataforma CoderZ, que desenvolve as técnicas e robótica educacional, e demais plataformas que fornece exercícios complementares (Plurall), que estimulam à redação (Letrus), que trabalha com o desenvolvimento sócio emocional (Lekto).


SENAI


As aulas do SENAI-RO também iniciam nesta segunda-feira. São diversos cursos voltados à qualificação profissional dos seus alunos, para que saiam aptos a ingressarem no mercado de trabalho, fortalecendo assim, a indústria rondoniense.


O diretor regional do SENAI, Alex Santiago informa que os cursos ofertados pelas unidades do Estado, estão dentro da real necessidade de qualificação de mão de obra local. Alguns deles são totalmente presenciais. No entanto, para facilitar o acesso aos alunos de todo o Estado, o SENAI ministra quase 80% dos seus cursos em formato Ensino à Distância (EAD), sendo que as aulas práticas são realizadas nas unidades. “Assim, democratizamos o acesso aos nossos cursos, podendo atender um maior número de alunos”, afirmou. O SENAI possui unidades em Porto Velho (duas unidades), Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

 


Mais notícias

Rede SESI de ensino está com matrículas abertas para o ano letivo de 2024

SESI reconhecida como uma das marcas referência em serviços de saúde

SESI-RO apresenta soluções em saúde no Vale do Madeira Summit 2023

SESI-RO forma primeira turma do NEM – Itinerário Ciências da Natureza