30 de April de 2024 - 11h48

Equipe SESI-SENAI-IEL de Vilhena realiza ações da campanha Abril Verde em indústrias locais

O Abril Verde é uma campanha realizada para conscientizar empresas e trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Com a experiência da equipe de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, a cada ano, a iniciativa ganha ainda mais relevância, uma vez que o município possui diversos setores produtivos que demandam atenção especial no que diz respeito à segurança e saúde ocupacional.

“Nesse contexto, o SESI de Vilhena tem se destacado por seu engajamento em divulgar a temática do Abril Verde para as empresas da região. Reconhecendo a importância de disseminar informações e boas práticas, a instituição tem se empenhado em levar a mensagem da prevenção a um número cada vez maior de empresas”, afirmou Denise Bueno dos Santos Schafer, da Coordenação de Saúde e Segurança na Indústria.

Como parte desse esforço, os profissionais da área realizaram visitas às empresas assessoradas, com o objetivo de oferecer soluções práticas de melhoria. Por meio de Diálogos Diários de Segurança (DDS), a equipe buscou fortalecer a cultura prevencionista nas empresas, demonstrando que pequenas ações podem fazer uma grande diferença na redução de riscos e na promoção do bem-estar dos trabalhadores.

Denise destacou que essas iniciativas reforçam o compromisso da instituição em atender às necessidades das empresas do Cone Sul do Estado de Rondônia. “Ao oferecer suporte técnico, treinamentos e consultoria especializada, a instituição contribui para que as empresas possam adotar medidas efetivas de prevenção, garantindo assim um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos”, comentou.

Ainda conforme Denise o Abril Verde serve como um importante lembrete de que a segurança e a saúde no trabalho devem ser prioridades constantes. “Ao abraçar essa causa, o SESI de Vilhena demonstra seu compromisso em ser um parceiro estratégico para as empresas da região, fornecendo o apoio necessário para que elas possam crescer de forma sustentável e responsável, sempre colocando o bem-estar dos trabalhadores em primeiro lugar”, disse.

O engenheiro de Segurança do Trabalho, Raphael Machado lembrou que “quando o trabalhador atua em um ambiente seguro e saudável, com condições adequadas, seu desempenho cresce e, com ele, os resultados do negócio. Além de aumentar a produtividade e fortalecer a imagem da empresa, diminui o presenteísmo, o absenteísmo e evitam-se doenças e acidentes do trabalho”, alertou.

De acordo com o gerente da unidade, Silvio Leite a campanha é fundamental, pois trata-se de movimento que reforça a prevenção dos riscos no ambiente de trabalho e a promoção da saúde e segurança de trabalhadores e trabalhadoras. “O SESI está engajado e reforça a cada ano a importância das ações junto às indústrias e seus trabalhadores”, comentou.