IMPRENSA
08 de May de 2024 - 09h34

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Atividades socioemocionais e prova diagnóstica do Passe são temas de encontro de docentes

Com o intuito de trabalhar atividades socioemocionais e o planejamento da Prova Diagnostica do Passe, docentes das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho e SESI Nova Mutum Paraná, participaram de encontro conduzido pela coordenadora de Educação Vanessa Sousa e as pedagogas Alanna Couto, Ana Paula Oliveira, Heleny Nunes e Sussileide Morais.

 

A ação contou com a parceria de profissionais de Psicologia da faculdade Fimca, que promoveram uma roda de conversa com os docentes dos anos iniciais, finais e Novo Ensino Médio (NEM), com o tema: Como meu emocional interfere no meu profissional.

 

Os educadores abordaram algumas das competências socioemocionais necessárias para que o docente consiga desenvolver sua função da melhor forma possível. Houve ainda, troca de experiências profissionais com a interação dos professores do SESI compartilhando suas vivencias.

 

Vanessa ressalta que uma das competências essenciais para o educador desenvolver com maestria sua função e saber compartilhar. “O educador deve manter um clima escolar de respeito, ajuda mútua e buscar sempre valorizar a importância do controle das emoções, da comunicação clara e respeitosa”, disse.

 

As pedagogas reforçaram que, cada vez mais o papel do professor é saber administrar todas as demandas, bem como estimular e desenvolver as habilidades necessárias para o crescimento educacional do seu aluno.

 

“Nesse sentido, o professor precisa contar com competências que permitam que ele seja acolhedor, respeitoso, generoso e sensível. O desenvolvimento e o aprendizado dos alunos requerem esforço conjunto de alunos e professores. Para que o esforço seja efetivo, não basta que os alunos se sintam acolhidos”, afirmou Sussileide.

 

De acordo com Allana, concluída a etapa da roda de conversa, foram iniciados os trabalhos para elaboração do plano de ação para o desdobramento e elevação da qualidade nas provas do Avalia SESI.

 

Ana Paula lembrou que os professores haviam sido orientados em conselho de classe a estudarem os resultados das provas diagnósticas na Plurall e a partir daí, desenvolver um plano de ação dentro das suas disciplinas focando no aumento da métrica obtida pelos alunos nessa avaliação.

 

“Vale ressaltar”, acrescentou Heleny, que “os docentes trabalharam em conjunto, para que a partir dos dados obtidos dentro da plataforma, fosse possível a construção por área de conhecimento, uma vez que dentro do conhecimento cíclico ocorre trocas de saberes e facilita o alcance dos resultados para a construção de conhecimento dos nossos educandos”.

 

Segundo a gerente da Unidade SESI-SENA-IEL Lagoa, de Porto Velho, Juliane Loubach, “as competências socioemocionais são importantes para que o docente possa lidar com demandas pessoais e profissionais que surgirão ao longo de sua vida, e, situações de debate, troca de ideias e afins são de fundamental importância, para o desenvolvimento de profissionais de excelência”, finalizou.

 

 

 

 


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