Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO
Atividades socioemocionais e prova diagnóstica do Passe são temas de encontro de docentes
Com o intuito de trabalhar atividades
socioemocionais e o planejamento da Prova Diagnostica do Passe, docentes das
unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho e SESI Nova Mutum Paraná,
participaram de encontro conduzido pela coordenadora de Educação Vanessa Sousa
e as pedagogas Alanna Couto, Ana Paula Oliveira, Heleny Nunes e Sussileide
Morais.
A ação contou com a parceria de profissionais
de Psicologia da faculdade Fimca, que promoveram uma roda de conversa com os
docentes dos anos iniciais, finais e Novo Ensino Médio (NEM), com o tema: Como
meu emocional interfere no meu profissional.
Os educadores abordaram algumas
das competências socioemocionais necessárias para que o docente consiga
desenvolver sua função da melhor forma possível. Houve ainda, troca de
experiências profissionais com a interação dos professores do SESI
compartilhando suas vivencias.
Vanessa
ressalta que uma das competências essenciais para o educador desenvolver com
maestria sua função e saber compartilhar. “O educador deve manter um
clima escolar de respeito, ajuda mútua e buscar sempre valorizar a importância
do controle das emoções, da comunicação clara e respeitosa”, disse.
As pedagogas reforçaram que, cada vez mais o papel
do professor é saber administrar todas as demandas, bem como estimular
e desenvolver as habilidades
necessárias para o crescimento educacional do seu aluno.
“Nesse sentido,
o professor precisa contar com competências que permitam que ele seja acolhedor,
respeitoso, generoso e sensível. O desenvolvimento e o aprendizado dos alunos
requerem esforço conjunto de alunos e
professores. Para que o esforço seja efetivo, não basta que os alunos se sintam
acolhidos”, afirmou Sussileide.
De acordo com Allana,
concluída a etapa da roda de conversa, foram iniciados os trabalhos para
elaboração do plano de ação para o desdobramento e elevação da qualidade nas
provas do Avalia SESI.
Ana Paula lembrou que os
professores haviam sido orientados em conselho de classe a estudarem os
resultados das provas diagnósticas na Plurall e a partir daí, desenvolver um
plano de ação dentro das suas disciplinas focando no aumento da métrica obtida
pelos alunos nessa avaliação.
“Vale ressaltar”, acrescentou
Heleny, que “os docentes trabalharam em conjunto, para que a partir dos dados
obtidos dentro da plataforma, fosse possível a construção por área de
conhecimento, uma vez que dentro do conhecimento cíclico ocorre trocas de
saberes e facilita o alcance dos resultados para a construção de conhecimento dos
nossos educandos”.
Segundo a gerente da Unidade
SESI-SENA-IEL Lagoa, de Porto Velho, Juliane Loubach, “as
competências socioemocionais são
importantes para que o docente possa lidar com demandas pessoais e
profissionais que surgirão ao longo de sua vida, e, situações de
debate, troca de ideias e afins são de fundamental importância, para o
desenvolvimento de profissionais de excelência”, finalizou.
Mais notícias
Torneio de Robótica reúne classe estudantil do SESI de Pimenta Bueno
SESI de Vilhena promove mais uma edição do Acampadentro
Judô do SESI de Porto Velho promove cerimônia de troca de faixas