IMPRENSA
23 de May de 2024 - 14h24

A- A A+

SESI de Porto Velho trabalha questões socioemocionais com os alunos

Entre os meses de abril e maio, a unidade do SESI-SENAI-IEL Lagoa, em Porto Velho desenvolveu ações em parceria com a psicóloga Camila Teixeira, para prevenção de alguns temas relevantes no ambiente escolar e que impactam diretamente no processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos. O trabalho foi direcionado principalmente com as turmas de 6º, 7º, 8º e 9º ano, onde se perceber uma fase mais crítica do desenvolvimento socioemocional.

 

Camila relata que, “embora a sociedade esteja evoluindo em muitos aspectos, a parte emocional das pessoas e a forma de lidar com ela ainda é algo desafiador no que diz respeito ao convívio em harmonia, e isso se torna perceptível ao nos depararmos com casos de bullyng e cyberbullying”, afirmou.

 

Nesse contexto, a psicóloga desenvolveu palestras, dinâmicas e rodas de conversas para tratar desse assunto que hoje, afeta pessoas de todas as idades, em qualquer ambiente, contudo, é na fase escolar que acontece a maioria das situações.

 

A coordenadora de Educação Vanessa Sousa, explica que a educação socioemocional contribui muito para a formação de indivíduos críticos, equilibrados e proativos, que agirão de acordo com essas habilidades, consequentemente contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

 

As pedagogas Heleny Nunes e Sussileide Morais, reforçam que a melhor forma de evitar o bullying é através da conscientização. “Essa deve ser realizada juntamente com as familias, educadores e demais funcionários da escola, pois o engajamento mútuo em geral tende a diminuir os impactos da violência caso essa aconteça”, expõem as pedagogas.

 

Juliane Loubach, gerente da Unidade, reforça que o objetivo da equipe pedagógica é promover ações que visem desenvolver valores como respeito às diferenças, ao mesmo tempo em que trabalham formas de enfrentamento ao preconceito, à discriminação e à violência no ambiente educacional, bem como instigar a boa convivência entre o alunos, colaboradores e comunidade escolar, tornando a escola um  espaço multiplicador de boas ações que os alunos levarão para a vida.


Mais notícias

ELEV3R se prepara para representar o SESI-Rondônia na Austrália

Alunos do 4º ano do SESI de Pimenta Bueno apresentam maquetes sobre seres vivos

SESI de Porto Velho promove roda de conversa sobre as profissões

Aula no laboratório explora mundo dos organismos unicelulares em Pimenta Bueno