IMPRENSA
19 de September de 2024 - 09h32

A- A A+

Aula da História propõe atividade sobre espaços públicos no SESI de Cacoal

Os alunos do 3° ano A do Colégio SESI de Cacoal realizaram uma exposição de maquetes sobre espaços públicos, como parte complementar das atividades da disciplina de História. A partir de muita pesquisa e dedicação, os estudantes foram desafiados a criar projetos que representassem espaços públicos de seus bairros.


A professora da turma, Deborah Machado, explicou que espaços públicos são áreas de uso comum, pertencentes à população e administradas pelo poder público, como ruas, calçadas, praças, jardins e parques, todos de livre acesso. “Esses locais favorecem a melhoria das condições urbanas, ambientais e sanitárias, além de promover o convívio social e o bem-estar da comunidade”, explicou a professora.


Ela também destacou que nem sempre um espaço público é determinado apenas por ser aberto ou fechado. “Museus e bibliotecas administrados pela prefeitura, por exemplo, também são considerados espaços públicos. Eles são locais de lazer que, além de servirem à comunidade, muitas vezes se tornam cartões postais, atraindo tanto moradores quanto turistas”, ressaltou Deborah.


A professora ainda destacou que espaços públicos de lazer, como praças, podem ter impacto positivo na saúde física e mental da população. A prática de esportes e caminhadas ao ar livre, por exemplo, ajuda na prevenção de doenças como colesterol alto e hipertensão.


Os alunos participaram ativamente da atividade, aprendendo sobre a importância desses espaços na vida urbana. A aluna Maria Isys relatou: “Foi uma experiência incrível montar uma maquete que representa um espaço público do meu bairro. O envolvimento dos meus pais no projeto também tornou tudo ainda mais divertido”. Já seu colega João Alves destacou o aprendizado adquirido. “Estudamos sobre a importância dos espaços públicos para a sociedade e aprendemos que preservar esses lugares é uma responsabilidade de todos”, afirmou.


Rodolfo Lentz Correa, gerente das unidades SESI de Cacoal e Rolim de Moura, comentou a relevância do tema para a formação cidadã dos estudantes. “O conhecimento sobre espaços públicos desperta nos alunos o senso de cidadania e coletividade. Esses espaços são essenciais para o fortalecimento dos vínculos sociais, promoção da qualidade de vida e bem-estar da população. É fundamental que os cidadãos cuidem e preservem o patrimônio público, incluindo as praças e equipamentos esportivos de Cacoal, assim como os ambientes da nossa escola”, enfatizou.


Rodolfo também lembrou que a preservação do bem público é crucial para garantir que todos possam usufruir de ambientes adequados e acolhedores. “A população pode contribuir com gestos simples, como recolher lixo nas áreas verdes. Ambientes bem conservados proporcionam mais segurança, fomentam a economia local e incentivam a prática de atividades recreativas e esportivas”, concluiu.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Libras é tema de entrevista na Unidade do SESI de Cacoal

Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO

Torneio de Robótica reúne classe estudantil do SESI de Pimenta Bueno

SESI de Cacoal faz preparação especial para o ENEM