IMPRENSA
24 de October de 2024 - 16h04

A- A A+

Mudanças climáticas é tema nas aulas Lekto no SESI Nova Mutum

As questões ambientais e as mudanças climáticas foram abordadas pelos alunos do 7° ano A do SESI de Nova Mutum Paraná, trazendo o tema como forma de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. A aula foi orientada pela plataforma de inovação Lekto e incluiu a exposição de maquetes e banners sobre o tema para as demais turmas da escola.


Para o desenvolvimento do trabalho, os temas foram divididos entre os grupos de alunos do 7º ano. Entre os assuntos abordados estavam: a camada de ozônio e a proteção dos animais, plantas e seres vivos; as relações entre o efeito estufa, o aquecimento global e a garantia da vida no planeta; justiça climática; e o impacto das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis.


De acordo com a professora de Geografia, Letícia de Azevedo Passos, os grupos foram desafiados a apresentar suas produções para as outras turmas, provocando uma reflexão sobre como suas percepções mudaram. “O diferencial foi que, além dos resultados apresentados, cada grupo se dedicou à criação de maquetes relacionadas aos seus respectivos temas e, em uma exposição ao ar livre, compartilharam suas experiências e discutiram a importância de preservar o meio ambiente”, explicou. Para a professora, foi gratificante ver a dedicação dos alunos no desenvolvimento da ação educativa.


Ana Paula de Almeida Oliveira, pedagoga da unidade, ressaltou que “discutir a consciência ambiental é falar da vida no planeta e de como cada atitude é importante para sua preservação”.


O evento foi proposto devido à relevância das constantes mudanças climáticas, especialmente aquelas enfrentadas na Amazônia, como a seca do Rio Madeira, que banha a capital rondoniense, Porto Velho, e a falta de chuvas na região. Vale destacar que a proposta surgiu com base no conteúdo abordado na disciplina de Geografia.


A aluna Andressa Gonçalves da Costa, do 7º ano, afirmou que o trabalho foi uma experiência enriquecedora e produtiva para todos os alunos. “Principalmente nós, que moramos na Amazônia, podemos testemunhar e entender como essas mudanças afetam o planeta e trazem consequências sérias para a humanidade, além de poder compartilhar o que aprendemos com os colegas”, comentou.


O aluno Édrick Emanuell Marinho Morone destacou que “a experiência foi produtiva e um exemplo de como podemos ser melhores para o planeta e garantir uma boa qualidade de vida”. Ketaly Isabele da Silva Leão, também do 7º ano, comentou: “Todos nós, moradores de Nova Mutum Paraná, deveríamos refletir sobre as consequências das mudanças climáticas em nossas vidas; só assim entenderíamos o quanto é importante preservar a natureza”, ponderou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Projeto “Passe ou Re-Passe” envolve alunos do 9º ao 3º do NEM no SESI de Porto Velho

Bolsista do NEM do SESI é aprovada em 1º lugar na faculdade de Medicina

Colégio SESI de Porto Velho promove ação sobre Outubro Rosa

SESI-RO certifica 35 alunos da 1ª turma da Nova EJA