IMPRENSA
14 de January de 2025 - 09h17

A- A A+

Aluna do SESI de Porto Velho é convidada para participar de programa do CNPq

Alunos do Colégio SESI de Porto Velho e da unidade de Nova Mutum obtiveram excelentes resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2024. A competição, que visa estimular o estudo da matemática e promover o raciocínio lógico através da resolução de problemas, contou com a participação de vários estudantes do Ensino Fundamental I e II, e Novo Ensino Médio.

 

Um dos destaques desta edição, foi a aluna Helena Peter Paulo, que obteve a medalha de prata na etapa nacional do Nível I. Por conquistar essa colocação, Helena foi convidada para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), organizado pela OBMEP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

A iniciação científica em matemática é um programa que tem por objetivo abordar junto aos alunos, matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico. No PIC, o aluno tem a oportunidade de realizar atividades por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa. O PIC tem por objetivo principal, despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio de problemas matemáticos.

 

De acordo com Luci Fabiane Belasquem Peter, mãe da aluna, Helena tem interesse em participar do Programa, e está motivada para esta etapa dos estudos. “Helena é bem dedicada e fica envolvida com as questões de olimpíadas do conhecimento. E estamos muito felizes com mais essa conquista dela”, afirmou. Luci acrescentou que, como professora de matemática, sempre incentivou Helena, e sua irmã, Ana Maria, a participar de atividades como a OBMEP, com intuito desenvolvimento e crescimento enquanto pessoas. “Mas sempre, de uma forma natural, sem pressão”, ponderou Luci Peter,

 

A gerente da unidade, Juliane Loubach Sordino informou que a Helena estuda no SESI desde a creche I. “Entrou na escola com dois anos e sempre foi uma aluna destaque em todas as disciplinas”, ressaltou. “Para nós do SESI, é motivo de orgulho termos alunos com esse nível de conhecimento, que com certeza também é mérito da nossa equipe docente”, comemorou Juliane.

 

OBMEP Mirim

Além de Helena, demais alunos do SESI de Porto Velho e da unidade de Nova Mutum também receberam medalhas no OBMEP Mirim. Ao todo, participaram desta categoria 280 alunos, e 54 deles garantiram medalhas.

Venha para o SESI, que possui unidades em Porto Velho, Pimenta Bueno, Cacoal, Vilhena e Nova Mutum. As matrículas permanecem abertas e as aulas estão programadas para o próximo dia 27.

 

Ariquemes se prepara para contar com uma escola SESI de Referência, que funcionará em atendimento aos alunos da cidade e região e, em breve, Vilhena também se transformará em escola SESI de Referência.

 Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

ELEV3R se prepara para representar o SESI-Rondônia na Austrália

Alunos do 4º ano do SESI de Pimenta Bueno apresentam maquetes sobre seres vivos

SESI de Porto Velho promove roda de conversa sobre as profissões

Aula no laboratório explora mundo dos organismos unicelulares em Pimenta Bueno