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Aula apresenta estudos da astronomia no SESI de Pimenta Bueno
Neste semestre, os alunos do
9º ano do Colégio SESI de Pimenta Bueno se aprofundaram no estudo do gnômon,
uma ferramenta astronômica fundamental utilizada por diversas civilizações
antigas, como os gregos, romanos e árabes. O tema foi proposto pela professora
de Ciências, Neila Rodrigues dos Santos.
De acordo com a professora, o
gnômon foi um dos primeiros instrumentos empregados para medir o tempo e
compreender os movimentos celestes, desempenhando um papel essencial no
desenvolvimento da astronomia.
Na atividade ela expôs os
conceitos, explicando que ele é um dispositivo simples, geralmente constituído
por uma vara ou um pilar vertical que projeta sombra sobre uma superfície
horizontal. “A variação da sombra ao longo do dia permite determinar a passagem
do tempo e analisar o movimento do sol no céu. Esse princípio básico serviu de
base para a criação de relógios solares e para avanços significativos na
astronomia”, ensinou.
Durante a aula, a professora
mostrou que as civilizações antigas utilizavam o gnômon para medir o tempo, e
para realizar observações astronômicas fundamentais: por meio do instrumento é
possível observar o movimento celestial. “Os gregos foram pioneiros na
utilização do gnômon para estudar o movimento do sol e dos astros, contribuindo
para a compreensão dos ciclos astronômicos”, afirmou.
Ele também era capaz de fazer
a determinação de solstícios e equinócios. “Civilizações como a egípcia e a
babilônica utilizavam esse instrumento para marcar os solstícios e equinócios,
eventos fundamentais para a organização dos calendários”, explicou. Neila
mostrou que sua estrutura básica serviu para o desenvolvimento dos primeiros
relógios solares, permitindo medições mais precisas do tempo durante o dia.
O estudo do gnômon reforça a
importância de conectar o aprendizado às descobertas históricas e científicas.
O gerente da unidade, Díogenes Pierre de Moraes, enfatizou o valor dessa
experiência para os alunos: "A aprendizagem ganha um significado ainda
maior quando os alunos têm a oportunidade de explorar conceitos históricos e
científicos de maneira prática e envolvente. O estudo do gnômon resgata conhecimentos
das civilizações antigas e estimula o pensamento crítico e a curiosidade
científica", comentou.
A professora Neila Rodrigues
dos Santos também destacou a relevância do projeto: "Trazer conceitos
históricos e científicos para a realidade dos alunos torna o aprendizado muito
mais significativo. Ver o entusiasmo dos estudantes ao explorar o gnômon na
prática é gratificante e mostra como a educação pode ser inspiradora,
“concluiu.
Jornalista: Andréa Machado
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