IMPRENSA
02 de April de 2025 - 15h32

A- A A+

Meias viram personagens de teatro de fantoches no SESI de Cacoal

A aula no espaço Maker do Colégio SESI de Cacoal se transformou numa produção teatral, que envolveu os alunos, inclusive na confecção dos personagens. Eles produziram e contaram suas histórias, na apresentação de um teatro de fantoches. Na aula, desenvolveram as habilidades de observação e de oralidade, de ouvir, de expressar-se com clareza e objetividade.

 

A atividade foi conduzida pelas professoras Ana Cristina Borgart e Deborah Pinto de Souza Machado, das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental I, e serviu para estimular a imaginação e o desenvolver habilidades motoras, incentivar o trabalho em grupo e reconhecer que brinquedos feitos com materiais reciclados ajudam a perceber a importância de preservar o meio ambiente.

 

Para fazer os fantoches, os alunos utilizaram meias velhas, sacos de papel, botões, tampinhas de garrafas, retalhos e outros itens recicláveis. Eles foram estimulados a trabalhar na criação dos bonecos usando materiais diversos, levados para a sala de aula, em sua maioria materiais recicláveis.

 

Segundo a professora Ana Cristina, a atividade de fazer fantoches com meias na aula Maker estimulou a imaginação, o desenvolvimento motor e a expressão artística. Além de despertar o interesse na reutilização de objetos que seriam descartados no lixo. “Além disso, a experiência despertou o interesse na reutilização de materiais, incentivando a sustentabilidade ao mostrar que objetos podem ganhar novas funções criativas e educativas”, ressaltou.

 

A professora Deborah destacou que na aula os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver múltiplas funções, como memória, atenção, percepção, afetividade e imaginação. “Essa abordagem contribui para um aprendizado mais completo e significativo, estimulando o conhecimento teórico e o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes”, disse.

 

O aluno Miguel Gomes se expressou dizendo que gostou muito de produzir e brincar com fantoches. “Pudemos inventar histórias, criar personagens e cenários”, disse empolgado.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal aplica palestra sobre NR-1 na CDL

Alunos do SESI de Porto Velho participam de aula sobre soluções para o aquecimento global

Aula no SESI de Cacoal aborda a importância de ter uma alimentação saudável

SESI de Pimenta Bueno tem aula sobre empreendedorismo e finanças