Alunos do 7º Ano do SESI de Pimenta Bueno são premiados por arrecadação na Páscoa Solidária
SESI de Vilhena envolve alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em projeto de combate à dengue

Durante o mês de maio, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do SESI de Vilhena participaram do projeto “Todos Contra a Dengue”, coordenado pela professora Fabiana Santana. A atividade teve como foco a conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti e as formas de prevenção da dengue, Zika e Chikungunya.
A programação incluiu ensaios para uma peça teatral, coreografia de uma música sobre o tema e a produção de cartazes informativos com as atividades desenvolvidas em sala. Os alunos também ajudaram a montar o cenário utilizando pneus, caixas d’água e outros materiais.
A apresentação aconteceu no pátio da escola e reuniu todos os alunos do Ensino Fundamental I. O evento teve início com uma palestra ministrada pela profissional de saúde Franciele. Em seguida, os estudantes apresentaram a peça e a música. No encerramento, foram distribuídos panfletos, revistinhas para colorir e adesivos sobre o combate ao mosquito.
A professora Fabiana destacou o envolvimento da turma:“Foi fundamental criar um ambiente de aprendizado estimulante, que despertasse o interesse dos meus alunos e que os motivasse a participar ativamente do projeto. Realizei uma abordagem pedagógica que combinasse atividades dinâmicas, criativas e práticas, visando à conscientização e à prevenção da doença. Preparamos os cartazes com as atividades desenvolvidas em sala e foi tudo muito legal e estimulante”, completou.
O projeto também contou com o apoio das famílias. Elaine Perles, mãe do aluno Pedro, que participou da peça como um dos mosquitos, comentou:
“No início fiquei em dúvida, mas com orientação da professora conseguimos montar a fantasia em casa. Achei importante a forma como o assunto foi tratado. As crianças aprenderam e conseguiram repassar essas informações”, afirmou.
Pedro, aluno do 2º ano, também falou sobre a experiência: “Fiquei ansioso para o dia do teatro. Gostei de fazer a fantasia com a minha mãe. Achei tudo muito legal”, expressou, demonstrando entusiasmo com o projeto.
A coordenadora pedagógica Rosimeire Da Costa Lobato Mischiatti reforçou a importância do tema: “A dengue é um problema sério e a informação é uma das formas mais eficazes de prevenção. A participação dos alunos foi essencial para ampliar esse conhecimento dentro da escola”, ressaltou.
A conscientização para a prevenção das diferentes formas de vírus e doenças é um dos pontos centrais da educação do SESI, ao integrar temas de saúde de forma inovadora ao conteúdo escolar dos alunos.
Redação: Estagiária Débora Costa da Silva
Supervisão: Marcilani Araujo de Oliveira
Mais notícias
SESI e Valores ESG em Ação: Vacinação para Parceiros Essenciais! Saúde é compromisso de todos!
Educadoras do SESI participam de Imersão Pedagógica em São Paulo
Alunos do SESI de Pimenta Bueno Apresentam Maquetes do Sistema Solar