IMPRENSA
09 de June de 2025 - 16h04

A- A A+

DR-RO marca presença em seminário sobre a EJA em Santa Catarina

A especialista em Educação do Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI-RO), Marcela Xavier, representou o Departamento Regional no 1º Seminário Internacional SESI de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Reforça Compromisso com a Inclusão e o Aprendizado ao Longo da Vida. O evento ocorreu nos últimos dias 3 e 4, em Santa Catarina, e reuniu coordenadores pedagógicos da EJA do núcleo de formação e mentoria do SESI, docentes das redes SESI e pública, além de público geral interessado.


O encontro teve como foco a discussão sobre a inclusão, o acesso e o poder transformador da educação ao longo da vida, e proporcionou um ambiente rico para a troca de experiências e conhecimentos, com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais. A programação abordou temas cruciais para o avanço da EJA no Brasil.


No primeiro dia foram abordados os seguintes assuntos: Educação ao Longo da Vida, com a participação de Katie Janes, da UNESCO; Reconhecimento de Saberes Não Formais e Informais, com palestras de Nothando Ntshayintshavi (África do Sul), Ernesto Garcia (Espanha) e Sergio Cardenas (México); EJA: Currículo da Vida e Transformação Social, com os palestrantes Miguel Arroyo e Roberto Catelli; As Potencialidades da EJA na Atualidade, com Fausto Augusto; Educação para o Mundo do Trabalho: Elevação da Escolaridade, Qualificação Profissional, Produtividade e Competitividade, apresentada por Felipe Morgado, Patricia Rosado e Timothy Ireland.


Já no dia 04 de junho, o foco foi na valorização e capacitação dos educadores da EJA, com os seguintes temas: Formação de Professores na EJA, com Adriana Trindade (Fundação Roberto Marinho), Ana Lucia Sanches (SECADI/MEC) e Katia Marangon (SESI-DN) e Educação para as Competências: O Desafio para o Professor Competente, com Vasco Moreto.


Marcela Xavier comentou sobre a importância de seminários como o que ela participou para a EJA. "Foi uma oportunidade para trocarmos ideias, aprender com as melhores práticas e reafirmar nosso compromisso com uma educação que verdadeiramente inclua e transforme a vida de jovens e adultos. As discussões sobre o reconhecimento de saberes e a formação de professores foram particularmente inspiradoras e nos guiam para os próximos passos”, explicou.


Já o superintendente do SESI-RO, Alex Santiago, enfatizou o impacto da EJA na sociedade. "A educação de jovens e adultos é um fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Por meio dela, o SESI contribui para a construção de um futuro com mais oportunidades e para o fortalecimento da cidadania”, reforçou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Palestra no SESI de Vilhena esclarece perigos do uso de drogas

Presença maciça dos alunos de seus familiares garante o sucesso da festa junina do SESI de Porto Velho

SESI de Pimenta Bueno celebra a Festa Caipira

ELEV3ER está pronta para representar o SESI-RO na Austrália