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Estudantes do SESI de Vilhena aplicam conhecimentos sobre educação financeira
Com objetivo de ampliar os conhecimentos sobre finanças pessoais, investimentos e economia, os estudantes do colégio SESI de Vilhena participaram da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), realizada na última semana. Participaram aproximadamente 60 alunos, entre o 6º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Novo Ensino Médio (NEM). As provas foram aplicadas nos últimos dias 9 e 10, sob a coordenação dos professores de Matemática Tatiane Carolina da Silva e Marcos Cesar Mucke.
Para a preparação, os
participantes utilizaram materiais de estudo, simulados e videoaulas, que
também foram disponibilizados às famílias. Esse conteúdo serviu como incentivo
ao aprendizado e contribuiu para que, desde a fase escolar, os estudantes
desenvolvam escolhas responsáveis.
Davi Lucas Dethling da Silva,
da 1ª série do NEM, falou sobre a importância da introdução sobre educação
financeira na escola. “Participei em 2024 e conquistei uma medalha de prata. Em
2025, tive novamente a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre
finanças, investimentos e planejamento do futuro. Foi um passo importante para
a minha trajetória pessoal”, afirmou.
Já Rafael Matos Fiuza, também
da 1ª série NEM, avaliou a participação como um desafio. “É a segunda vez que
faço a prova. Na primeira tentativa, não consegui medalha e decidi tentar
novamente. Educação financeira é um assunto indispensável para qualquer cidadão”,
classificou o estudante.
A professora Tatiane ressaltou
que a atividade serviu tanto para a competição quanto para a aplicação em sala
de aula. “Os conteúdos foram trabalhados nas turmas da 1ª série do Novo Ensino
Médio. Além disso, professores tiveram acesso à Jornada Financeira, curso com
certificação que contribuiu para o desenvolvimento das aulas sobre o tema”, afirmou.
O professor Marcos Mucke enfatizou a importância do incentivo sobre ter
consciência sobre finanças. “Sempre encorajo meus estudantes a participarem,
pois é uma vivência que pode ajudar na preparação para o futuro”, ponderou.
A pedagoga da unidade do SESI
de Vilhena, Rosimeire Lobato Mischiatti destacou os impactos do processo das
olimpíadas. “A OLITEF promoveu aprendizagem sobre gestão de recursos,
organização financeira e investimentos, além de estimular reflexões sobre
planejamento, consumo consciente, poupança e aplicação de recursos”, explicou. Agora,
a comunidade escolar aguarda a divulgação dos resultados oficiais da
competição.
Jornalista: Andréa Machado
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