SESI de Pimenta Bueno organiza nova edição da Sexta da Alegria
Projeto "Maleta da Leitura" do SESI de Porto Velho incentiva o hábito de ler em família

Com a intenção de transformar a leitura em uma experiência coletiva, o colégio SESI de Porto Velho lançou nesta sexta-feira, 29, o Projeto Maleta da Leitura. Direcionado às turmas do 1º ano A e B do Ensino Fundamental I, ele aproxima a escola da comunidade e estimula o gosto pelos livros e pela leitura, desde as séries iniciais, momento em que os alunos são alfabetizados e expostos ao mundo das letras.
Coordenado pelas professoras
Flávia Dias e Gesianny Carvalho, o início do projeto foi marcado pela entrega
de maletas preparadas especialmente para os estudantes. Cada kit contém um jogo
educativo, um caderno com ficha de leitura e um livro paradidático. A intenção
é que a prática aconteça em família, oferecendo momentos de troca, aprendizado
e convivência.
A dinâmica é simples e
envolvente. Cada aluno leva uma maleta para casa, realiza a leitura junto aos
familiares, preenche a ficha e, em seguida, todos participam de uma atividade
com o jogo. A ideia é transformar esse tempo em experiências significativas e
lembranças compartilhadas. A pedagoga Alanna Couto afirmou que a iniciativa
convida os estudantes a explorarem a imaginação e descobrirem o prazer de ler.
“A leitura em conjunto abre caminhos para o diálogo e para novas
aprendizagens”, disse.
As professoras também
comentaram sobre o projeto. Para Gesianny Carvalho, a prática “cria
oportunidades de aprendizagem fora do espaço escolar”, enquanto Flávia Dias explicou
que o momento “marca uma nova etapa de descobertas, tornando a leitura uma
vivência criativa e envolvente”, ponderaram as responsáveis pelo projeto.
As famílias também
participaram ativamente. Ana Paula Vasconcelos Rosa, mãe do estudante João
Gabriel Rosa, relatou sua satisfação com a aula diferenciada apresentada pelo
SESI. “Estar presente na abertura foi especial. Gosto muito de crianças e esse
momento junto delas me emocionou. Já estou animada para acompanhar outra
história e trabalhar e compartilhar com meu filho a dinâmica da mala em casa”,
ressaltou.
A coordenadora de Educação da
unidade, Vanessa Sousa, agradeceu a presença dos pais que puderam acompanhar a
aula especial, afirmando que a participação das famílias é fundamental para o
êxito do projeto, que pretende ampliar a fluência, o vocabulário e a interação
entre alunos e responsáveis, criando um ambiente colaborativo em torno da
leitura.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
Colégio SESI de Cacoal realiza atividade “Arte Barroca: Oratórios” com alunos do 9º ano
“O futuro dá medo?” retrata a saúde mental dos estudantes no SESI em Cacoal
SESI-RO realiza encontro formativo para a equipe pedagógica da EJA