IMPRENSA
09 de September de 2025 - 15h55

A- A A+

SESI de Nova Mutum Paraná celebra a Independência do Brasil com atividades educativas

A Semana da Independência foi marcada por uma programação especial no Colégio SESI de Nova Mutum Paraná. O projeto buscou oferecer aos alunos uma compreensão mais ampla sobre esse marco histórico nacional, envolvendo-os em experiências participativas que uniram aprendizado, cultura e cidadania. As atividades foram realizadas ao longo da última semana, e envolveu todas as turmas da educação infantil e ensino fundamental I.


Na Educação Infantil, a professora Rosicleide Ramos de Souza, desenvolveu ações com a turma do Pré I, envolvendo contação de história, pintura da bandeira, dramatização do “Grito do Ipiranga” e brincadeiras como “Esconde-esconde da bandeira”, “Acerte o buraco” e quebra-cabeça dos símbolos nacionais. Essas práticas estimularam coordenação motora, percepção visual, linguagem e raciocínio lógico, além de aproximarem as crianças da história do país de forma acessível. A atividade também contou com a colaboração da mãe do aluno Ellay, Denise Pereira Silva, fortalecendo o vínculo entre escola e família.


No Ensino Fundamental I, as docentes Rosicleide e Ágatha Karoline Gomes do Nascimento, trabalharam com os alunos do 4º e 5º anos, propondo jogos e dinâmicas que integraram história, matemática, música e expressão oral. Entre as atividades, estiveram o quiz de perguntas sobre a Independência, exercícios com as quatro operações matemáticas, o jogo “Esconde-esconde da bandeira” e o desafio “Quem Sabe Canta”, voltado ao Hino da Independência. O envolvimento das turmas demonstrou interesse e entusiasmo diante dos conteúdos apresentados.


Segundo a pedagoga Priscila Felipe Coutinho, na Educação Infantil e no Fundamental I, o estudo da Independência do Brasil tem um papel fundamental, pois é nessa fase que surgem as primeiras noções de pertencimento, identidade e cidadania. “Ao cantar o hino, conhecer os símbolos nacionais e participar de atividades reflexivas, os alunos aprendem que fazer parte do Brasil significa também cuidar do próximo, respeitar as diferenças e contribuir para uma sociedade mais justa e solidária”, comentou.


Como resultado, foi possível observar maior interesse dos estudantes por temas históricos, fortalecimento do sentimento de identidade nacional, integração entre as turmas e desenvolvimento de habilidades como cooperação, escuta ativa, responsabilidade e expressão de ideias. Além disso, os conteúdos trabalhados dialogaram com diferentes áreas do currículo, consolidando o aprendizado de forma significativa.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Alunos do terceirão do SESI conhecem ambiente acadêmico

Semana de jogos mobiliza SESI de Porto Velho

Maratonista Leandro Carlos compartilha trajetória com alunos SESI de Cacoal

Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO