Alunos do terceirão do SESI conhecem ambiente acadêmico
SESI de Nova Mutum Paraná celebra a Independência do Brasil com atividades educativas
A Semana da Independência foi marcada por uma programação especial no Colégio SESI de Nova Mutum Paraná. O projeto buscou oferecer aos alunos uma compreensão mais ampla sobre esse marco histórico nacional, envolvendo-os em experiências participativas que uniram aprendizado, cultura e cidadania. As atividades foram realizadas ao longo da última semana, e envolveu todas as turmas da educação infantil e ensino fundamental I.
Na Educação Infantil, a
professora Rosicleide Ramos de Souza, desenvolveu ações com a turma do Pré I,
envolvendo contação de história, pintura da bandeira, dramatização do “Grito do
Ipiranga” e brincadeiras como “Esconde-esconde da bandeira”, “Acerte o buraco”
e quebra-cabeça dos símbolos nacionais. Essas práticas estimularam coordenação
motora, percepção visual, linguagem e raciocínio lógico, além de aproximarem as
crianças da história do país de forma acessível. A atividade também contou com
a colaboração da mãe do aluno Ellay, Denise Pereira Silva, fortalecendo o
vínculo entre escola e família.
No Ensino Fundamental I, as
docentes Rosicleide e Ágatha Karoline Gomes do Nascimento, trabalharam com os
alunos do 4º e 5º anos, propondo jogos e dinâmicas que integraram história,
matemática, música e expressão oral. Entre as atividades, estiveram o quiz de
perguntas sobre a Independência, exercícios com as quatro operações
matemáticas, o jogo “Esconde-esconde da bandeira” e o desafio “Quem Sabe
Canta”, voltado ao Hino da Independência. O envolvimento das turmas demonstrou
interesse e entusiasmo diante dos conteúdos apresentados.
Segundo a pedagoga Priscila
Felipe Coutinho, na Educação Infantil e no Fundamental I, o estudo da
Independência do Brasil tem um papel fundamental, pois é nessa fase que surgem
as primeiras noções de pertencimento, identidade e cidadania. “Ao cantar o
hino, conhecer os símbolos nacionais e participar de atividades reflexivas, os
alunos aprendem que fazer parte do Brasil significa também cuidar do próximo,
respeitar as diferenças e contribuir para uma sociedade mais justa e solidária”,
comentou.
Como resultado, foi possível
observar maior interesse dos estudantes por temas históricos, fortalecimento do
sentimento de identidade nacional, integração entre as turmas e desenvolvimento
de habilidades como cooperação, escuta ativa, responsabilidade e expressão de
ideias. Além disso, os conteúdos trabalhados dialogaram com diferentes áreas do
currículo, consolidando o aprendizado de forma significativa.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
Semana de jogos mobiliza SESI de Porto Velho
Maratonista Leandro Carlos compartilha trajetória com alunos SESI de Cacoal
Manifestações artísticas marcam o 1º Festival de Talentos da Cultura do SESI-RO