IMPRENSA
27 de October de 2025 - 17h32

A- A A+

Atividade no SESI de Cacoal aproxima alunos das transformações tecnológicas na economia

Os alunos do 5º ano A do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal participaram, da aula diferenciada entitulada “Tecnologias nos Setores da Economia”. Realizada na última sexta-feira, 25 ela foi proposta pela professora Edlaine Cristina Batista, que buscou ampliar a compreensão dos estudantes sobre como as inovações tecnológicas transformam o modo de produzir, prestar serviços e gerar desenvolvimento nos setores primário, secundário e terciário da economia.


A professora dividiu a turma em grupos que pesquisaram e analisaram o funcionamento de cada setor e as tecnologias utilizadas em suas atividades. A partir das descobertas, os alunos organizaram mapas mentais em cartazes ilustrativos, reunindo informações sobre como as ferramentas tecnológicas impactam o campo, a indústria e o setor de serviços.


Os resultados das pesquisas foram apresentados de forma criativa. Cada grupo explicou como a tecnologia contribui para aprimorar processos e aumentar a produtividade. Um dos exemplos abordados pelos estudantes foi o uso de máquinas agrícolas inteligentes, que permitem maior eficiência na colheita. O segundo, o emprego de robôs e softwares de automação nas indústrias, que agilizam etapas da produção; e ainda, as plataformas digitais que aproximam consumidores e prestadores de serviço, como aplicativos de transporte e teleatendimento médico.


Segundo a professora Edlaine, a experiência foi significativa para o desenvolvimento dos alunos. “No desenvolvimento da atividade, percebi um envolvimento muito significativo por parte dos alunos. Desde o momento das pesquisas e leituras, demonstraram curiosidade e interesse em compreender como a tecnologia influencia diferentes áreas da economia”, disse.


“A construção dos mapas foi um momento de grande cooperação entre os grupos, pois os estudantes discutiram ideias, organizaram informações e mostraram criatividade na elaboração dos cartazes. Na apresentação para as outras turmas, os alunos se expressaram com segurança e clareza, explicando os conceitos com domínio e entusiasmo”, complementou a professora.


A aluna Eloá Vitória Pedro Andrade, integrante do grupo que estudou o setor terciário, falou da sua experiência. “Nosso grupo pesquisou sobre o setor terciário e descobrimos como a tecnologia ajuda em serviços como transporte, saúde e educação. Montamos o cartaz juntos e aprendemos com os colegas. A gente percebeu que a tecnologia está em quase tudo e facilita muito o nosso dia a dia”, enfatizou.


As apresentações se estenderam para além da sala de aula, com a apresentação dos trabalhos a outras turmas da escola. Essa troca de conhecimentos permitiu que os estudantes desenvolvessem habilidades de comunicação e valorizassem o aprendizado coletivo.


O projeto contribuiu para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, o fortalecimento do trabalho em grupo e o aprimoramento da expressão oral e criativa. Além de compreenderem como as tecnologias impulsionam a economia e o desenvolvimento social, os estudantes vivenciaram a prática de colaboração e aprendizagem compartilhada, aspectos fundamentais no processo de formação integral proposto pelos colégios do SESI.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Torneio SESI de Robótica incentiva aprendizado e cooperação nos alunos em Pimenta Bueno

Palestra aborda prevenção e autocuidado no SESI de Pimenta Bueno

SESI-RO publica edital de vagas gratuitas para as unidades de Porto Velho, Cacoal e Vilhena

Formação no SESI de Cacoal integra planejamento pedagógico e conscientização sobre saúde