SESI de Pimenta Bueno promove solenidade para a turma do 9º Ano
Alunos do SESI de Cacoal concluem obra coletiva sobre a adolescência
A unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal finalizou o projeto que resultou no livro coletivo “Rios que ainda não sabem seu Mar”, produzido pelos alunos do 9º ano A e B sob coordenação da professora Cláudia de Oliveira Nepomuceno e apoio da Coordenação Pedagógica. A obra será lançada oficialmente em 2026 e permanecerá como material pedagógico para atividades de leitura, escrita e expressão artística.
A iniciativa envolveu práticas
contínuas de análise de crônicas, escrita orientada e reescrita, permitindo que
os estudantes transformassem vivências e percepções sobre adolescências em
textos autorais. O processo estimulou autonomia criativa, ampliou o interesse
pela leitura e aproximou os alunos de diferentes experiências culturais dentro
da escola.
Segundo a professora Cláudia,
o projeto estimulou criatividade, diálogo e autonomia, resultando em maior
interesse dos alunos pela leitura, mais segurança para expressar ideias e
participação ativa em atividades culturais e de escrita. Ela destaca ainda que
a iniciativa impulsionou novas ações na escola, como espaços permanentes de
leitura, seminários e futuras produções literárias de outras turmas.
Para a estudante Beatriz
Kelly, do 9º ano A, o projeto marcou a transição do cotidiano para a criação
literária. “Foi emocionante fazer parte da criação desse livro que carrega
tanto de quem nós somos. Foi algo muito especial, uma experiência nova e cheia
de significado, que vou guardar com muito carinho”, expressou.
Gabriey Covre Guides, da turma
B, falou sobre o processo de autoconhecimento. “Foi uma honra participar,
juntamente com meus colegas de sala e com a ajuda da nossa professora, de um
projeto tão importante como esse, em que tivemos alguns desafios, porém eles
nem se comparam com a grandeza dos horizontes em que pudemos explorar em nós mesmos”,
afirmou. “Em cada palavra deixamos um pouquinho de nós, das nossas alegrias e
tristezas, mas, principalmente, da nossa jornada de transformação e transição.
Somos como um rio desbravador, que possui seus pontos de calmaria e outros de
agitação, mas que segue sem medo para o encontro de uma nova fase, de algo
muito maior, de um mar de desafios e cheio de conquistas”, acrescentou Gabriey.
A especialista em Educação da
Coordenação de Educação Básica e Profissional (CEBEP), Marcela Xavier,
ressaltou os avanços no aprendizado dos alunos. “Ao reunir textos e imagens, o
projeto estimulou o desenvolvimento de múltiplas competências: desde a
organização estrutural do pensamento até o aprimoramento da comunicação
artística e estética. Trata-se de um exemplo de como o fazer pedagógico pode e
deve ser transformado em uma experiência autoral, demonstrando o talento e a
voz única de cada estudante”, ponderou.
A pedagoga Edlaine Cristina
Batista e a coordenadora Rúbia Carla de Souza Costa afirmam que o projeto fortaleceu
leitura, escrita e autoria, ao permitir que os alunos estudassem o gênero
crônica e expressassem vivências de forma crítica. Elas destacam o envolvimento
nas etapas de análise, escrita e reescrita, que resultou em avanços na
autonomia, na organização das ideias e na maturidade literária.
Mais notícias
Solenidade marca entrega da certificação aos alunos de EJA Profissionalizante
SESI de Cacoal promove encerramento festivo entre seus estudantes
Aluno do SESI de Cacoal conquista título estadual na XVII Copa de Xadrez
