Projeto Connect Sol do SENAI-RO segue mais uma etapa de desenvolvimento
SENAI Cetem reúne equipe para estudar novos produtos em educação profissional vinculados à indústria 4.0
A equipe de instrutores, educação e negócios da
unidade SENAI Cetem, em Porto Velho, participou, na última semana, de uma ação
de brainstorming para compor o portfólio de produtos em educação que
serão ofertados no segundo semestre de 2022, bem como para o exercício de 2023.
Na oportunidade foram criados os treinamentos em iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional para operador e mantenedor de subestação blindada programação e operação de robôs indústrias; instalador de sistemas fotovoltaicos e aperfeiçoamento de Sistemas de Proteção contra descargas Elétricas, todo com carga horária de 40 horas e mantenedor industrial, cuja carga horária é de 160 horas.
O instrutor do SENAI Cetem, Ricardo Cleudo destacou que o curso de aperfeiçoamento de Sistemas de Proteção Contra Descargas (SPDA) é um assunto em crescimento. Inicialmente aplicada apenas em estruturas e seus conceitos têm se expandido para instalações e equipamentos. “O objetivo do curso é difundir conhecimento das normas e uma boa construção dos sistemas buscando a segurança pessoal e patrimonial”, afirmou Cleudo.
Quanto ao operador e mantenedor de subestação blindada, será treinado para operar equipamentos e máquinas para identificar e analisar falhas e efetuar correções, garantindo seu perfeito funcionamento, disponibilidade dos recursos e planejamento de manutenção e proteção de sistemas elétricos de potência.
Já o programador e operador de robôs industriais, após o curso, estará qualificado para realizar configuração, programação, manutenção, startup e reprogramação de robôs industriais. Também define lógica de programação de redes de comunicação.
O instalador de sistema fotovoltaico é o responsável por toda a parte física do projeto fotovoltaico, transportando o trabalho do projetista para a futura residência ou comércio gerador de energia, sempre respeitando as normas (NR10 e NR35) que prezam pela sua segurança e a de sua equipe.
O curso também atende as NR 687, cuja a Resolução 482 da ANEEL teve atualizações, impactando diretamente sobre o mercado de energia elétrica para micro e minigeradores distribuídos, pois cria novos nichos de consumidores e possibilidades de negócios. Já a NBR 16690, que estabelece os requisitos de projeto das instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos. Esta nova norma voltada às instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos preenche lacunas que existiam na legislação e deve proporcionar maior ordenamento do mercado.
O encontro, conforme o gerente da unidade, Cleber Santos, “é mais uma ação estratégica, cujo objetivo é a atualização dos produtos em educação com foco na indústria 4.0, bem como o que a indústria vem demandando para o SENAI Rondônia, disse.
Mais notícias
Lean Office e Educacional melhoram a eficiência do SENAI-RO, destaca gerente de Educação
SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos
SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0