IMPRENSA
14 de September de 2023 - 10h28

A- A A+

Cooperativa Mirim movimenta alunos da unidade SESI de Pimenta Bueno rumo ao empreendedorismo

Em mais uma iniciativa educacional com o objetivo de preparar os alunos para o futuro, a unidade SESI de Pimenta Bueno, promove atividades que vão além das salas de aula, dentre elas, a Cooperativa Mirim, um programa, cujo objetivo é ensinar aos discentes sobre empreendedorismo, responsabilidade social e trabalho em equipe desde cedo. Com essa abordagem inovadora, o SESI prepara os jovens não apenas para o sucesso acadêmico, mas para os desafios do mundo real.


Os futuros cooperados, com idade entre 10 e 14 anos, participam do desenvolvimento do programa está sob a orientação da professora Gisele Stadi e suas auxiliares Helen Nasquez e Laura Lucio. Os professores orientadores receberam capacitação e tem como apoiador o Instituto Sicoob.


Segundo Giseli, o programa visa incentivar crianças e adolescentes ao cooperativismo. “Tem finalidade educacional usando uma metodologia transversal e multidisciplinar desenvolvendo competências, hábitos e atitudes nos participantes fazendo com que os mesmos obtenham responsabilidades sociais dentro e fora da escola”, explicou.


O programa conta com um material didático próprio tanto para os orientadores como para os alunos de acordo com a idade e tem amparo legal no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e na Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo.


Os encontros iniciaram dia 18 de agosto de 2023 e estão sendo feitos todas as sextas-feiras, 16 horas, na unidade. Até o momento são 30 possíveis cooperados estudando para desenvolver seu primeiro objeto de aprendizagem. Além do SESI com os seus colaboradores e da Cooperativa Sicoob Credip, os pais também são incentivadores da iniciativa.


“A Cooperativa Mirim na nossa escola é uma iniciativa louvável”, afirmou a coordenadora pedagógica, Renata Gaede, “por promover o desenvolvimento integral dos alunos. Preparando-os para o futuro mediante o empreendedorismo, desta maneira, o SESI está investindo no crescimento e sucesso de suas mentes jovens. Essa abordagem educacional inovadora é um exemplo inspirador de como a educação pode ir além das salas de aula e moldar os líderes do amanhã”, disse.


Para o gerente da Unidade Diógenes Pierre, uma das características marcantes da Cooperativa Mirim é a sua ênfase na responsabilidade social. “Os jovens empreendedores são incentivados a pensar não apenas em seus próprios lucros, mas em como podem contribuir para a comunidade. Isso promove um senso de cidadania e empatia desde cedo, preparando os alunos para se tornarem líderes conscientes e responsáveis no futuro”, pontuou.


 

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável