SESI Rondônia integra encontro nacional de mentoria e formação
DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante
Representando o Departamento Regional de
Rondônia, Marcela Xavier, da Coordenação de Educação SESI-RO, participou do
workshop para interlocutores da Nova EJA (Educação de Jovens e Adultos) e EJA
Profissionalizante, realizado no Centro SESI de Formação de Professores, em
Brasília.
O workshop foi conduzido pela equipe de
especialistas do Departamento Nacional, nos dois dias de capacitação abordaram
temas como Percurso do estudante da Nova EJA SESI; metodologia de
reconhecimento de saberes – melhorias para 2024; avaliação do ensino e
aprendizagem; Ambiente Virtual de Aprendizagem do SESI (AVASESI); indicadores
EJA e produção, dentre outros.
Segundo Marcela Xavier, “o workshop está em
consonância com as estratégias educacionais do SESI-DN e SESI-DR de fortalecimento
da metodologia EJA, em âmbito nacional”, comentou. “SESI-RO iniciou em agosto
de 2023 uma turma de EJA Profissionalizante - Anos Finais e em 2024 a unidade
SESI-SENAI-IEL de Vilhena iniciará duas turmas de EJA Profissionalizante –
Ensino Médio, 70 vagas para a Educação Básica na Modalidade EJA
Profissionalizante (Segmento Ensino Médio) ”, destacou.
Um ponto destacado pela representante do DR-RO,
o AVASESI. “É uma plataforma de EJA cem por cento SESI, integrada ao Portal
SESI Educação, onde estão disponibilizadas salas de aula virtuais com conteúdo,
fóruns, comunicados e atividades. A ferramenta utiliza estratégias gamificadas
para tornar a jornada do estudante mais simples, potencializando o engajamento
e ainda dispõe de um banco de questões no modelo do Exame Nacional para
Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ”, explicou.
Marcela citou ainda as premissas da Nova EJA, a
aprovação do Parecer nº 2/2023 CNE/CEB para oferta de EJA em todas as
etapas da Educação de Jovens e Adultos.
No ponto de vista da educadora as tecnologias
educacionais promovem uma transformação na vida dos estudantes que estão cada
vez mais conectados com a tecnologia em consonâncias as práticas educacionais
do SESI-RO. “O estudante é o centro do processo então cada dia mais é
necessário ressignificar a prática pedagógica proporcionando oportunidades de
aprendizagem inovadoras e acessíveis”, finalizou.
“Interlocutora Marcela Xavier participou desta
capacitação que atualiza as ferramentas mediadoras educacionais com foco na
eficiência e em favorecer àquelas pessoas que por quaisquer motivos não
conseguiram completar o Ensino Médio ou o Fundamental”, ressaltou o gerente de
Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.
De acordo com Coelho, isso tudo feito no
horizonte de um ano. “O SESI tem uma metodologia diferenciada de todas as
outras instituições de educação básica. Então a Marcela passou por esse
workshop para dominar esse novo processo, essa nova arquitetura da EJA. O SESI
tem um olhar especial em se tratando de metodologia”.
Coelho explicou que a EJA profissionalizante
oferece a formação básica associada a formação técnica profissional com
oportunidade para que os jovens e adultos possam alcançar seus objetivos
pessoais e profissionais, ajudando a combater o analfabetismo e a exclusão
social.
“Já a Nova EJA, o estudante conclui a Educação
Básica (Ensino Fundamental - 6º ao 9 ano) e o Ensino Médio (1ª a 3ª
séries), neste caso sem a formação profissional. Nos dois modelos de oferta da Nova EJA, os estudantes passam pelo
Reconhecimento de Saberes (RDS), que avalia e aproveita os conhecimentos
formais e informais do aluno, podendo reduzir o tempo de conclusão do curso.
Para eles é uma oportunidade de recuperar o tempo perdido e alavancar seu
projeto de vida, já que os conteúdos aprendidos em todos agregam conhecimento e
experiência para diferentes atuações”, finalizou Coelho.
Mais notícias
Treinadores destacam evolução das equipes de robótica das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa e Vilhena
Departamento Regional de Rondônia participa de Seminário Internacional SESI de Educação
Equipe Nimble participa do Torneio SESI de Robótica 2024 na modalidade F1 in Schools