Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO
Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal soltam à criatividade nas oficinas de Saboaria artesanal aplicada à microbiologia
A turma da terceira série do Novo Ensino Médio (NEM), da unidade
SESI-SENAI de Cacoal, encerrou o primeiro semestre letivo de 2023 em grande
estilo. Os alunos, seguindo proposta e orientação da professora Krisnanda Lima,
apresentaram produtos como sabonetes
naturais, com extratos vegetais, criados por eles.
O objetivo, conforme a docente, a atividade fortaleceu a
criatividade, a busca por informações e aplicação de forma clara e segura dos
conhecimentos teóricos e práticos de Microbiologia na área da saúde,
reconhecendo a presença de microrganismos e seus efeitos sobre o organismo
humano, debatendo e propondo formas de promover a manutenção da saúde e higiene
individual e coletiva.
Os resultados são frutos das oficinas “Saboaria artesanal aplicada à
microbiologia”, ministradas pela professora Krisnanda Lima e a palestrante
Karina Schulz (Doutora em Biologia), que abordaram a origem, importância,
contexto histórico, social, econômico e ecológico, o uso do sabão ao longo dos
séculos até os dias atuais, seu papel na história das doenças no Brasil e no
mundo, bem como o impacto ecológico causado pela utilização desses sabonetes.
No
laboratório de Ciências, foram realizadas as práticas de preparação de
sabonetes naturais, a produção de tinturas vegetais, utilizando o método de
maceração estática, que é uma forma farmacêutica utilizada na fitoterapia como
tratamento de diversas enfermidades. Na segunda prática, confeccionaram os
sabonetes artesanais, utilizando as tinturas vegetais medicinais,
confeccionadas anteriormente. Em seguida, os estudantes criaram uma marca para
seus produtos, logotipo, panfletos e realizar a divulgação.
Segundo
a professora Krisnanda Lima, a experiência proporcionou, um conhecimento
diferente, detalhado, e mais completo sobre a higiene pessoal e coletiva e
sobre os processos de produção. “Também despertou nosso interesse para o
empreendedorismo, mas de uma forma diferente, voltado para o lado natural e
ecológico, utilizando matérias-primas como açafrão, erva-doce e alecrim. O
aprendizado, como dizem, sempre vem da prática e da força de vontade”, afirmou.
De
acordo com a aluna Sarah Yasmin R. Teixeira da Cruz, “percebemos que os
processos produtivos são mais complexos e demorados do que imaginávamos, mas
conseguimos criar diferentes sabonetes e as marcas para cada um, que nos serviu
como inspiração para novos produtos”, disse.
“O
projeto da criação do nosso próprio sabonete, foi uma experiência inspiradora
que nos ensinou a ter uma maior autonomia, criatividade e experiência para
executar um projeto que possa ser comercializado. Isso despertou o interesse em
abrir um negócio com algumas colegas que executaram o projeto do sabonete
comigo”, ressaltaram as estudantes Renata Tadeus Francelino e Júlia Fagundes
Bueno
Elas
comentaram ainda que a palestra da professora Karina Schulz, que é bióloga,
despertou curiosidades e um senso mais crítico com as relações entre os
produtos de higiene e o meio ambiente. “A criação de uma empresa nos fez sair
da zona de conforto e com um folheto digital, aprendemos mais sobre
empreendedorismo nas redes sociais”, pontuaram
Para
a discente Letícia Gabriele de Souza Matta, “desenvolvemos habilidades voltadas
a produção do sabonete, além da evolução da aprendizagem a respeito dos
processos e métodos de extração e criação de uma forma diferente. Essa
atividade foi importante para despertar curiosidade na área científica e também
comercial, pois pode ser uma área de investimento para empreender”.
A
coordenadora de Educação Rosiani Módolo defende que o objetivo do Novo Ensino
Médio é tornar a escola mais alinhada às necessidades do mundo atual e
preparar os jovens para viver em sociedade e enfrentar os desafios de um
mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente. “Os nossos alunos são
estimulados e desafiados a construir parte da sua formação focando nas áreas de
interesse, aptidão e vocação, tornando-os protagonista do processo de ensino
aprendizagem”.
Conforme
o gerente da unidade, Rodolfo Lentz, o SESI de Cacoal está cumprindo seu papel
de despertar o interesse e a motivação para o conhecimento científico e
sensibilização dos estudantes quanto à prática do uso de produtos naturais.
“Esse estudo ressalta a importância de meios alternativos que agregam melhoria
na qualidade do ensino, despertando o interesse dos alunos em investigar
fenômenos biológicos, físicos e químicos da natureza, formando cidadãos
plenamente capazes em agregar valores à sociedade”, finalizou.
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