Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO
Alunos do quarto ano da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal promovem feira de trocas
Estimular
valores como respeito, educação, ética, convivência, diálogo e cooperação,
enfatizando ações relevantes para uma sociedade mais sustentável. Estes foram
alguns dos objetivos da atividade de encerramento do primeiro semestre letivo “Criança
criativa -Trocamos coisas e experiências”, com a participação de alunos do
quarto ano da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal.
A
turma seguiu a proposta do livro didático da disciplina de Língua Portuguesa,
página 61, e organizou, sob a orientação da coordenadora de Educação, Rosiani
Marli Módolo Brito, uma feira de trocas. “O
ambiente escolar tem a função de promover saberes, descobertas,
valores e assegurar o desenvolvimento dos alunos.
Segundo Libâneo (2004), a escola é um ambiente aberto que compartilha valores,
aprender conhecimentos e formar competências intelectuais, afetivas, éticas e
sociais”, disse.
“Cada
aluno trouxe objetos que queria trocar, como brinquedos, jogos, gibis, livros,
álbum de figurinhas, figurinhas, etc. Após a feira, realizamos uma roda de
conversa sobre a experiência de poder ter coisas legais sem gastar dinheiro,
dando um destino importante para o que não estava usando mais. Levantou-se
questões sobre a atividade”, explicou Rosiani.
De
acordo com a coordenadora, “o Sistema Estruturado de Ensino SESI, oportuniza
aos estudantes vivenciar mediante as atividades propostas temas que aproximam o
conhecimento da sala de aula com a realidade em que os estudantes estão
inseridos. Além da diversão a troca de
brinquedos e objetos é uma ótima maneira de estimular o
consumo consciente e reaproveitar aquele pertence que seria
descartado”, afirmou.
Conforme
o gerente da unidade, Rodolfo Lentz, os alunos aprendem não apenas importantes
conceitos históricos, mas entendem na prática o valor maior envolvido em
processos de troca, que podem ser a solidariedade e a proteção do meio
ambiente, a preservação de recursos fundamentais à vida no planeta.
Lentz
destacou que a atividade também abriu espaço para o conteúdo histórico quando se
falou no escambo, uma relação comercial à base de troca que deu início ao
comércio, mais tarde mediado por moedas e, depois, o dinheiro de papel, como
conhecemos hoje. “As metas foram desenvolver em nossas crianças cidadãos
éticos, dignos, capazes, responsáveis e participativos para uma sociedade mais
sustentável”, finalizou.
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