Arte e cultura circenses são lembradas pelo SESI de Nova Mutum
Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal integram projeto Releituras

Sob
a orientação da professora de Linguagens, Cláudia Nepomuceno, alunos do 7º e 8º
anos da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, desenvolveram as atividades do
projeto denominado “Releituras”, como parte da didática das aulas de produção textual.
O projeto de leitura é uma atividade que
ocorre durante o ano letivo e a cada bimestre é desenvolvida uma atividade que
se relacione com a leitura. No 4º bimestre, desenvolveu-se a atividade iniciada
a partir da escolha, em grupo, de um livro que seria lido de forma
compartilhada entre os componentes previamente organizados.
No segundo momento, com o auxílio da
professora Cláudia, os grupos definiram como os jogos seriam produzidos e as
orientações apresentadas, neste momento, foram revisadas as características dos
textos injuntivos e instrucionais. Os dois últimos encontros foram destinados à
produção dos jogos.
A
docente explicou que o projeto teve como objetivos promover, por meio da leitura e da produção de jogos, a aquisição de
conhecimentos; o desenvolvimento da compreensão e interpretação textual; a
ampliação do vocabulário; o exercício da imaginação.
“A leitura,
especialmente de literatura, permite que os estudantes usem sua imaginação para
visualizar cenários e personagens e recriá-los para a construção dos jogos; a
melhoria da escrita; a empatia e, principalmente, a cooperação entre os
discentes”, disse Cláudia.
Os
grupos contextualizaram as produções mediante breve apresentação, contando um
pouco sobre cada livro escolhido, logo após chegou o momento de desfrutar do jogo
construído por eles. Cada equipe participou de acordo com a sua preferência
entre os jogos disponíveis, pois o objetivo principal foi atingido: a interação
de todos com muitos sorrisos e uma aprendizagem significativa.
As alunas Amanda, Eloá e Júlia foram unânimes aos elogios à
iniciativa. “Gostamos muito da
experiência de desenvolvimento do jogo, pois, nos fez interagir com a história
e com seus personagens. Também nos proporcionou melhor visibilidade sobre a
trama. Uma das partes mais interessantes de todo o processo de confecção, foi o
fato do grupo ter que ler o livro e a partir daí, tirar as informações
necessárias para a construção do jogo”, disseram.
A
discente Gabriely ressaltou que “quando a nossa professora propôs essa
atividade, ficamos animados, pois poderíamos criar nosso próprio jogo usando a criatividade.
A parte mais fácil foi escolher o livro que iríamos nos basear para a produção
do jogo. Foi uma experiência muito boa para os grupos, deu um pouco de
trabalho, mas valeu a pena. Outra parte que gostamos foi ensinar um pouco para
outras pessoas sobre o nosso jogo. Gostamos também de brincar com os jogos dos
outros grupos que ficaram bem legais”, comentou.
“Jogando a criança aprende, constrói, cria, inventa,
desenvolve habilidades por meio da interação, além de experimentar e trocar
experiências significativas uns com os outros”, explicou a coordenadora de
Educação, Rosiani Módolo.
O gerente Rodolfo Lentz parabenizou a professora pela
iniciativa de incentivar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, como parte
essencial do aprendizado em sala. “A leitura é realmente importante, pois com
os livros aprendemos a falar e escrever corretamente e além disso, nossa escola
está formando cidadãos criativos, críticos e éticos, que certamente farão a
diferença quando chegarem ao mercado de trabalho”, finalizou.
Mais notícias
Mini composteira ajuda os alunos a compreenderem a transformação de resíduos
Colégio SESI promove prática esportiva gratuita com aulas de judô no contraturno
Teatro de sombras transforma aula de artes no SESI de Cacoal