Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO
Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal integram projeto Releituras
Sob
a orientação da professora de Linguagens, Cláudia Nepomuceno, alunos do 7º e 8º
anos da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, desenvolveram as atividades do
projeto denominado “Releituras”, como parte da didática das aulas de produção textual.
O projeto de leitura é uma atividade que
ocorre durante o ano letivo e a cada bimestre é desenvolvida uma atividade que
se relacione com a leitura. No 4º bimestre, desenvolveu-se a atividade iniciada
a partir da escolha, em grupo, de um livro que seria lido de forma
compartilhada entre os componentes previamente organizados.
No segundo momento, com o auxílio da
professora Cláudia, os grupos definiram como os jogos seriam produzidos e as
orientações apresentadas, neste momento, foram revisadas as características dos
textos injuntivos e instrucionais. Os dois últimos encontros foram destinados à
produção dos jogos.
A
docente explicou que o projeto teve como objetivos promover, por meio da leitura e da produção de jogos, a aquisição de
conhecimentos; o desenvolvimento da compreensão e interpretação textual; a
ampliação do vocabulário; o exercício da imaginação.
“A leitura,
especialmente de literatura, permite que os estudantes usem sua imaginação para
visualizar cenários e personagens e recriá-los para a construção dos jogos; a
melhoria da escrita; a empatia e, principalmente, a cooperação entre os
discentes”, disse Cláudia.
Os
grupos contextualizaram as produções mediante breve apresentação, contando um
pouco sobre cada livro escolhido, logo após chegou o momento de desfrutar do jogo
construído por eles. Cada equipe participou de acordo com a sua preferência
entre os jogos disponíveis, pois o objetivo principal foi atingido: a interação
de todos com muitos sorrisos e uma aprendizagem significativa.
As alunas Amanda, Eloá e Júlia foram unânimes aos elogios à
iniciativa. “Gostamos muito da
experiência de desenvolvimento do jogo, pois, nos fez interagir com a história
e com seus personagens. Também nos proporcionou melhor visibilidade sobre a
trama. Uma das partes mais interessantes de todo o processo de confecção, foi o
fato do grupo ter que ler o livro e a partir daí, tirar as informações
necessárias para a construção do jogo”, disseram.
A
discente Gabriely ressaltou que “quando a nossa professora propôs essa
atividade, ficamos animados, pois poderíamos criar nosso próprio jogo usando a criatividade.
A parte mais fácil foi escolher o livro que iríamos nos basear para a produção
do jogo. Foi uma experiência muito boa para os grupos, deu um pouco de
trabalho, mas valeu a pena. Outra parte que gostamos foi ensinar um pouco para
outras pessoas sobre o nosso jogo. Gostamos também de brincar com os jogos dos
outros grupos que ficaram bem legais”, comentou.
“Jogando a criança aprende, constrói, cria, inventa,
desenvolve habilidades por meio da interação, além de experimentar e trocar
experiências significativas uns com os outros”, explicou a coordenadora de
Educação, Rosiani Módolo.
O gerente Rodolfo Lentz parabenizou a professora pela
iniciativa de incentivar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, como parte
essencial do aprendizado em sala. “A leitura é realmente importante, pois com
os livros aprendemos a falar e escrever corretamente e além disso, nossa escola
está formando cidadãos criativos, críticos e éticos, que certamente farão a
diferença quando chegarem ao mercado de trabalho”, finalizou.
Mais notícias
Torneio de Robótica reúne classe estudantil do SESI de Pimenta Bueno
SESI de Vilhena promove mais uma edição do Acampadentro
Judô do SESI de Porto Velho promove cerimônia de troca de faixas