Alunos do SESI de Porto Velho recebem as medalhas da OBMEP – 2024
Em data alusiva ao livro infantil, unidades SESI-SENAI-IEL-RO destacam importância da leitura

Nesta quinta-feira, 18 de abril, data comemorativa
ao Dia Nacional do Livro Infantil e de homenagens ao escritor Monteiro Lobato,
as unidades SESI-SENAI-IEL de Rondônia promoveram atividades culturais com a
participação de alunos e professores.
A unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena celebrou
o Dia Nacional do Livro Infantil com uma atividade realizada pela professora
Sônia Braga e a participação dos alunos do Ensino Fundamental I, que fizeram
atividade voltada à produção de textos e desenhos alusivos à data. “A
celebração teve o objetivo de ressaltar a importância do livro infantil, uma
vez que a leitura é responsável por desenvolver vários aspectos importantes
para o aprendizado na infância”, disse a docente.
Segundo o gerente Silvio Leite, “é importante comemorarmos
o Dia do Livro Infantil, mas sempre tendo em mente o quanto o Brasil e nossos
jovens precisam avançar quanto a prática da leitura. Mas esse é um trabalho que
deve ter um esforço entre família e escola. Incentivando, mostrando a
importância da leitura e criando este hábito em nossas crianças.
Os alunos da unidade SESI de Pimenta Bueno
também festejaram a data homenageando o escritor Monteiro Lobato, considerado o
pai da literatura infantil brasileira, que nasceu no dia 18 de abril de 1882,
em Taubaté. Criador do Sitio do Pica-Pau Amarelo.
O gerente da unidade, Diógenes Pierre lembrou que
“Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia e
Dona Benta vivem em um mundo de fantasia onde dialogam com personagens e fatos
históricos e com o folclore nacional, e tudo transcorre no Sitio do Pica-Pau
Amarelo”, citou.
Pierre concorda com a máxima “quem lê, viaja”. A
leitura é transformadora, algo que movimenta as nossas conexões nervosas, nos
mantendo ativos, proativos. Sempre que falo em livros, me vem à mente um que já
li várias vezes, que aparentemente, foi feito para crianças, e que num
determinado trecho, fala o seguinte: “Tu, te tornas eternamente responsável,
por aquilo que cativas. Ter um dia, para poder destacar que o hábito da leitura
é fundamental e devemos incentivar, principalmente às novas gerações”, disse.
A comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil nas
unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa (Porto Velho) e SESI Nova Mutum não
foi diferente. Os alunos fizeram bonito participando de atividades focadas na
leitura de obras de Monteiro Lobato, Ziraldo, Maurício de Souza, dentre outros
autores do gênero literatura infantil.
Para a gerente Juliane Loubach “desenvolver
atividades alusivas à data é uma forma de estimular nossos alunos ao hábito da
leitura, que hoje com a expansão tecnológica, tem ficado limitada aos livros
didáticos. Portanto, o SESI vem propondo ações que sensibilizem os estudantes a
serem leitores assíduos”.
A pedagoga Ana Paula, do SESI Nova Mutum ressaltou
que as docentes trouxeram o encanto da literatura de Monteiro Lobato com a
história do Sítio do Pica-Pau Amarelo. “Uma viagem divertida com apresentação
de cada personagem. Cada olhar atento
dos alunos tornou aquele momento significativo e ler é viajar sem sair do lugar
e foi assim que todos embarcaram no mundo da fantasia e a ludicidade tomou
conta tornando o ato da leitura um momento de interação e envolvimento”,
explicou.
Ana Paula lembrou que este dia foi criado para
estimular as pessoas, principalmente os jovens, a conhecerem os prazeres da
leitura e reconhecerem a contribuição que as obras literárias e seus autores
tiveram, e ainda têm, ao longo da história. “O livro é fundamental para a
sociedade e para educação, pois ele sempre foi o principal meio para transmitir
e adquirir conhecimento”.
O SESI-SENAI-IEL de Cacoal/Rolim de Moura
também não deixou a data passar em branco. Professores e estudantes realizaram
leituras com o objetivo de incentivar a prática nas crianças, pois por meio
deste hábito é possível desenvolver o senso crítico, estimular a criatividade e
a imaginação, enriquecer o vocabulário dos leitores, habilidades essenciais
para a formação cidadã.
De acordo com o gerente Rodolfo Lentz “as telas
digitais são concorrentes do livro, mas temos que usar todos esses recursos em
favor do livro, e não como concorrente. Precisamos usar estratégias para aliar,
já que a língua escrita precisa ser estimulada. Uma delas, é saber quais são as
motivações das crianças, por exemplo, quais heróis e personagens elas buscam na
internet, que possam estimular a leitura escrita de textos como por exemplo as
obras de Monteiro Lobato”.
Lentz acrescentou “o hábito da leitura precisa ser
estabelecido desde a infância para que se formem cidadãos autônomos, questionadores
e protagonistas de sua conduta e pensamentos. Assim, acredito que a leitura, os
livros infantis, sejam facilitadores desse processo“
Para a coordenadora de Educação Rosiani Marli Módolo
“O livro físico tem seu valor e não pode ser deixado totalmente para trás. O
livro físico precisa se fazer presente em sala de aula como instrumento
palpável. O sentir o livro, o explorar, o virar de páginas fazem toda a
diferença no dia a dia do aprendizado dos pequenos. Fora as experiências
sensoriais, tem a visualização, o concreto. Aguçar a curiosidade, proporcionar
momento de troca”.
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