IMPRENSA
13 de September de 2024 - 11h42

A- A A+

IA é tema de palestra no SESI Cacoal, destacando inovação e responsabilidade digital

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta cada vez mais presente em diversos setores e profissões, transformando o modo como vivemos e aprendemos. Para explorar o impacto e a aplicabilidade dessa tecnologia no ambiente acadêmico, os alunos do 8º ano e do 1º ano do Novo Ensino Médio do SESI Cacoal participaram de uma palestra conduzida pelo professor Juliano Christian Silva, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Além de atuar como docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Juliano coordena a “Redinova”, Rede de Incubadoras do IFRO, e trouxe uma abordagem prática sobre como a IA pode ser usada de forma eficiente no processo de aprendizagem, destacando suas vantagens e desafios.


A professora Claudia Nepomuceno, responsável por organizar a palestra, explicou que a iniciativa surgiu ao perceber que muitos alunos estavam utilizando IA em atividades escolares, mas sem critérios adequados para analisar as informações geradas. “O convite ao professor Juliano veio da necessidade de discutir o uso ético da IA no contexto escolar, ajudando os estudantes a compreender melhor como aplicar essa tecnologia de forma responsável”, afirmou Claudia.


Durante a palestra, o professor Juliano captou a atenção dos estudantes ao abordar a presença constante da IA em nossas vidas, destacando que ela está embutida em nossos celulares, aplicativos, computadores e até em dispositivos como televisões. “A IA é uma simulação de processos humanos por meio de máquinas, e enquanto ela avança para nos trazer benefícios, também levanta questões importantes, como a privacidade e o aumento de preconceitos causados por algoritmos mal programados”, destacou o professor.


Juliano também enfatizou a importância da proteção de dados pessoais no ambiente digital. “A privacidade é um direito fundamental. Quando nossos dados não são devidamente protegidos, estamos sujeitos a riscos como roubo de identidade e fraudes financeiras. A IA, ao ser alimentada por dados, torna esse cuidado ainda mais essencial”, explicou.


Para a estudante Maria Clara Nazário, do 1º ano do Novo Ensino Médio, a palestra foi uma experiência enriquecedora. “Eu gostei muito da fala do professor Juliano. Essas oportunidades são essenciais porque ampliam nossa visão sobre temas complexos como a IA oferecendo novos pontos de vista. Após a palestra, minha percepção sobre a IA mudou completamente, e isso só nos ajuda a crescer como estudantes e futuros profissionais”, refletiu Maria Clara.


Julia Sena Corrêa, aluna do 8º ano B do Ensino Fundamental II, destacou a importância da IA na educação. “A inteligência artificial já está sendo utilizada em plataformas interativas que auxiliam no aprendizado. Isso é uma inovação que facilita muito o nosso dia a dia escolar”, declarou Julia.


Marla Mendes Matos, coordenadora pedagógica do SESI Cacoal, ressaltou a relevância do tema para os alunos. “Discutir inteligência artificial no contexto escolar é fundamental. As turmas tiveram a oportunidade de aprender como usar a IA como uma aliada no aprendizado, explorando tópicos como criatividade, cidadania digital e empreendedorismo. Esse debate foi muito proveitoso, pois a IA já faz parte da nossa rotina, e saber utilizá-la de forma consciente e sábia é um dos maiores desafios da nossa geração”, ponderou Marla.


Para encerrar a palestra, o professor Juliano reforçou uma mensagem essencial: “A inteligência artificial só existe graças à inteligência humana. Sem nossa capacidade de raciocinar e criar, essa tecnologia não seria possível” concluiu, inspirando os estudantes a continuar explorando as potencialidades da IA de forma ética e responsável.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Libras é tema de entrevista na Unidade do SESI de Cacoal

Evento sobre saúde e produtividade dos trabalhadores da indústria reúne empresários na FIERO

Torneio de Robótica reúne classe estudantil do SESI de Pimenta Bueno

SESI de Cacoal faz preparação especial para o ENEM