IMPRENSA
24 de October de 2024 - 16h04

A- A A+

Mudanças climáticas é tema nas aulas Lekto no SESI Nova Mutum

As questões ambientais e as mudanças climáticas foram abordadas pelos alunos do 7° ano A do SESI de Nova Mutum Paraná, trazendo o tema como forma de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. A aula foi orientada pela plataforma de inovação Lekto e incluiu a exposição de maquetes e banners sobre o tema para as demais turmas da escola.


Para o desenvolvimento do trabalho, os temas foram divididos entre os grupos de alunos do 7º ano. Entre os assuntos abordados estavam: a camada de ozônio e a proteção dos animais, plantas e seres vivos; as relações entre o efeito estufa, o aquecimento global e a garantia da vida no planeta; justiça climática; e o impacto das mudanças climáticas nas populações mais vulneráveis.


De acordo com a professora de Geografia, Letícia de Azevedo Passos, os grupos foram desafiados a apresentar suas produções para as outras turmas, provocando uma reflexão sobre como suas percepções mudaram. “O diferencial foi que, além dos resultados apresentados, cada grupo se dedicou à criação de maquetes relacionadas aos seus respectivos temas e, em uma exposição ao ar livre, compartilharam suas experiências e discutiram a importância de preservar o meio ambiente”, explicou. Para a professora, foi gratificante ver a dedicação dos alunos no desenvolvimento da ação educativa.


Ana Paula de Almeida Oliveira, pedagoga da unidade, ressaltou que “discutir a consciência ambiental é falar da vida no planeta e de como cada atitude é importante para sua preservação”.


O evento foi proposto devido à relevância das constantes mudanças climáticas, especialmente aquelas enfrentadas na Amazônia, como a seca do Rio Madeira, que banha a capital rondoniense, Porto Velho, e a falta de chuvas na região. Vale destacar que a proposta surgiu com base no conteúdo abordado na disciplina de Geografia.


A aluna Andressa Gonçalves da Costa, do 7º ano, afirmou que o trabalho foi uma experiência enriquecedora e produtiva para todos os alunos. “Principalmente nós, que moramos na Amazônia, podemos testemunhar e entender como essas mudanças afetam o planeta e trazem consequências sérias para a humanidade, além de poder compartilhar o que aprendemos com os colegas”, comentou.


O aluno Édrick Emanuell Marinho Morone destacou que “a experiência foi produtiva e um exemplo de como podemos ser melhores para o planeta e garantir uma boa qualidade de vida”. Ketaly Isabele da Silva Leão, também do 7º ano, comentou: “Todos nós, moradores de Nova Mutum Paraná, deveríamos refletir sobre as consequências das mudanças climáticas em nossas vidas; só assim entenderíamos o quanto é importante preservar a natureza”, ponderou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Volta às aulas tem reencontros, sorrisos e novos sonhos no SESI de Cacoal

SESI de Pimenta Bueno recepciona alunos após recesso escolar

SESI de Porto Velho promove formação docente do Novo Ensino Médio

SESI de Cacoal volta às origens nos festejos "julinos"