Volta às aulas tem reencontros, sorrisos e novos sonhos no SESI de Cacoal
Alunos de Cacoal visitam Centro Cultural Wagoh Pakob - Paiter Suruí
Com o objetivo de explorar e valorizar a cultura, a história e a língua do povo Paiter Suruí, os alunos do 7º ano do SESI Cacoal participaram de uma aula de campo no Centro Cultural Wagoh Pakob - Paiter Suruí, em Cacoal. A atividade foi coordenada pelas professoras Cláudia Nepomuceno, de Linguagens e Núcleo de Formação e Mentoria, e Hérica de Oliveira, de História.
A visita proporcionou uma
oportunidade única de compreender a diversidade cultural brasileira. Durante a
atividade, os alunos desenvolveram habilidades de pesquisa, redação e
interpretação, integrando conhecimentos de História e Língua Portuguesa. Como resultado,
produziram reportagens e relatos descritivos que destacaram os aspectos
culturais observados, como as tradições, costumes e histórias do povo Paiter
Suruí.
De acordo com a professora
Cláudia Nepomuceno, os estudantes tiveram a chance de conhecer aspectos
essenciais da vida cotidiana dos Paiter Suruí, incluindo suas tradições,
rituais, língua e práticas sustentáveis. “A experiência foi enriquecedora,
permitindo que os alunos observassem, registrassem e interagissem com essa
cultura tão importante para a identidade brasileira. Esse encontro também
incentivou uma reflexão sobre a riqueza cultural e linguística do Brasil e a
importância de respeitar os povos originários”, comentou.
A aluna Nicoly de Souza
Mufarrej compartilhou sua experiência: “Visitar a aldeia foi incrível. Fui
recebida com muita hospitalidade e aprendi bastante sobre a cultura e os
desafios enfrentados pelo povo Suruí. Eles valorizam a natureza e a preservação
ambiental, o que me inspirou”, explicou.
Nicoly destacou a conexão entre
os recursos naturais e as expressões artísticas da aldeia. “Fiquei fascinada ao
ver como eles usam recursos naturais nas artes, como tintas e padrões
inspirados na natureza ao redor. Aprendi sobre a língua deles e ouvi histórias
passadas de geração em geração. Essa visita me marcou profundamente, reforçando
a importância de preservar a cultura indígena e de valorizar a relação entre
eles e o mundo natural. Saí da aldeia com um respeito ainda maior pela
diversidade cultural do Brasil”, relatou.
Rosiani Marli Módolo,
coordenadora de Educação, enfatizou a relevância da atividade. “Levar os alunos
para visitar esta aldeia indígena foi uma experiência extremamente
enriquecedora. Proporcionou uma compreensão mais profunda das tradições e modos
de vida dos povos indígenas, especialmente para nós, rondonienses, cujas raízes
estão tão ligadas à terra”, explicou.
A coordenadora também destacou que a
aula de campo fortaleceu as habilidades de cooperação e comunicação dos alunos.
“Essas visitas são uma oportunidade de aprendizado fora da sala de aula, onde
os alunos podem observar e participar de atividades práticas, conectando teoria
e prática de maneira significativa”, concluiu.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
SESI de Pimenta Bueno recepciona alunos após recesso escolar
SESI de Porto Velho promove formação docente do Novo Ensino Médio
SESI de Cacoal volta às origens nos festejos "julinos"