IMPRENSA
14 de March de 2025 - 16h40

A- A A+

Palestra no SESI de Cacoal aborda noções sobre primeiros socorros

A importância de ter noções sobre primeiros socorros foi tema de palestra no SESI de Cacoal para os alunos do Ensino Fundamental I. O objetivo principal da apresentação, foi promover a conscientização sobre cuidados preventivos relacionados a doenças virais, identificar sinais de condições como ansiedade e AVC (especialmente em adultos, como pais e responsáveis), além de fornecer orientações sobre contatos de emergência, caso algum aluno necessite de auxílio imediato.


Coordenada pela equipe pedagógica do SESI, a palestra foi conduzida por profissionais do Hospital dos Acidentados, que enriqueceram a apresentação com um amplo material ilustrativo e demonstrativo. A iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes para agir com segurança e eficácia em situações de emergência, reforçando a importância do conhecimento em primeiros socorros.


Para a pedagoga Marla Mendes de Matos, ações demonstrativas são uma estratégia eficaz para preparar mais pessoas a reagirem corretamente em momentos críticos, contribuindo para salvar vidas e minimizar danos. “Aprender primeiros socorros significa adquirir uma habilidade valiosa que os alunos podem levar para a vida toda. Isso os torna mais responsáveis e preparados para ajudar em diversas situações, dentro e fora da escola”, destaca.


A coordenadora de Educação, Rosiani Marli Módolo, salientou que, ter conhecimento sobre primeiros socorros pode reduzir a ansiedade numa emergência, tanto para quem presta o socorro quanto para a vítima. “Isso ajuda a manter a calma e a agir de forma mais eficaz”, acredita.


Estudantes e professores participaram da demonstração da Manobra de Heimlich, que consiste em ensinar e praticar a técnica da manobra de Heimlich em bonecos ou entre os alunos, mostrando como aplicar corretamente a pressão abdominal para desobstruir as vias aéreas. Os alunos também participaram de um teatro sobre como identificar os primeiros sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

ELEV3R se prepara para representar o SESI-Rondônia na Austrália

Alunos do 4º ano do SESI de Pimenta Bueno apresentam maquetes sobre seres vivos

SESI de Porto Velho promove roda de conversa sobre as profissões

Aula no laboratório explora mundo dos organismos unicelulares em Pimenta Bueno