IMPRENSA
19 de March de 2025 - 16h28

A- A A+

Aula de História no SESI de Cacoal apresenta os costumes judaicos

Durante a aula de História desta semana, as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II do Colégio SESI de Cacoal conheceram diferentes culturas religiosas. A proposta teve como objetivo contribuir para que os alunos desenvolvam uma compreensão mais ampla e respeitosa sobre a diversidade cultural e religiosa. Esse conhecimento fortalece valores como a empatia e a tolerância, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e enriquecedor. Para falar com mais propriedade, foi convidado Diego dos Santos Oliveira, pai de um aluno do SESI, para falar sobre os costumes da sua religião, a judaica.


Para a professora Hérica Soares de Oliveira, ao conhecer tradições, costumes e crenças de diferentes povos, os estudantes ampliam sua visão de mundo, aprendem a valorizar as diferenças e desenvolvem um senso crítico mais apurado, essencial para a convivência em uma sociedade plural. “Ao estudar essa cultura, os alunos têm uma compreensão melhor quanto aos impactos históricos e sociais que moldaram o mundo atual”, explicou Hérica.


Segundo a pedagoga Marla Mendes, entender as diversas culturas expandem a visão de mundo dos alunos, permitindo que eles compreendam melhor as diferentes formas de viver e pensar. “Essa vivência estimula a empatia, o respeito e a valorização da diversidade, preparando os estudantes para interagir de maneira mais harmoniosa em uma sociedade multicultural”, comentou.


A palestra serviu de ponte cultural entre o conteúdo estudado na disciplina de História e a rotina de famílias judaicas. Ao aprender sobre tradições e costumes de diferentes povos, os alunos desenvolvem um olhar mais sensível sobre o mundo, tornando-se cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios da convivência global.


A proposta incentivou a criatividade e o pensamento crítico, permitindo que cada estudante expressasse sua visão por meio da produção textual. O resultado foi um trabalho significativo, que uniu aprendizado, conscientização e engajamento em uma experiência enriquecedora. Este momento de interação multicultural, por meio do acesso aos costumes e práticas, incentivaram os alunos a fazerem perguntas relacionadas à adversidade cultural, promovendo um ambiente de diálogo aberto e respeitoso.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Debate sobre TEA movimenta turma do 6º ano do SESI de Porto Velho

SESI de Pimenta Bueno faz homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Meias viram personagens de teatro de fantoches no SESI de Cacoal

Biblioteca do SESI de Nova Mutum desperta interesse pela leitura e oferece diversificação de obras literárias