IMPRENSA
31 de March de 2025 - 08h13

A- A A+

Alunos do SESI de Cacoal aprendem situações cotidianas da medição

Para auxiliar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II a compreenderem o conceito sobre a medição e as ferramentas utilizadas para medir, o colégio SESI de Cacoal preparou uma aula de matemática diferenciada. A atividade proporcionou uma abordagem prática e interativa, permitindo que os estudantes aplicassem os conceitos aprendidos no dia a dia. Dessa forma, o aprendizado se tornou mais dinâmico e significativo, reforçando a importância da matemática em situações concretas e estimulando o raciocínio lógico.

 

O professor de matemática, José Carlos Amorim, relatou que a medição ajuda a evidenciar conceitos matemáticos como comprimento, volume, massa e área. Isso também melhora a capacidade dos alunos de resolver problemas e entender a matemática de forma mais concreta. “Dessa forma, o aprendizado se torna mais dinâmico e significativo, reforçando a importância da matemática em situações concretas e estimulando o raciocínio lógico”, afirmou.

 

Para Amorim, o assunto abordado em sala de aula serve para que os alunos façam uma conexão com outras disciplinas, uma vez que a medição é uma habilidade interdisciplinar que se aplica às áreas da geografia, ciências, educação física e em artes. “Isso mostra aos alunos como a matemática é relevante em várias áreas do conhecimento”, complementou o professor.

 

Segundo a pedagoga Marla Mendes, a habilidade em aprender sobre a medição é essencial no cotidiano, seja para cozinhar, construir algo ou até mesmo comprar roupas. Ela ressalta que ensinar os alunos a medir corretamente fortalece o aprendizado matemático e os prepara para atividades práticas diárias, tornando-os mais autônomos e confiantes na aplicação desse conhecimento em diferentes situações.

 

Marla acrescenta que essa abordagem torna o aprendizado mais significativo, ajudando os alunos a perceberem a relevância prática do que estão estudando. “Ao conectar a teoria com o cotidiano, eles se sentem mais engajados com a matéria, desenvolvendo maior interesse e motivação para aprender”, explicou a pedagoga do SESI de Cacoal.

Jornalista: Andréa Machado Minuto

 

 


Mais notícias

SESI de Pimenta Bueno promove o Piquenique do Intervalo

Alunos do Colégio SESI de Pimenta Bueno recebem premiação da 19ª OBMEP 2024

Raízes do Brasil é tema da festa “julina” do SESI de Vilhena

SESI de Vilhena faz atividade de encerramento do 1º semestre