IMPRENSA
01 de April de 2025 - 09h16

A- A A+

Arte e cultura circenses são lembradas pelo SESI de Nova Mutum

O Dia do Circo na educação infantil é uma data comemorativa que permite às crianças ter contato com a arte circense e aprender valores. O SESI de Nova Mutum promoveu uma série de atividades com os alunos da Educação Infantil da unidade, para desenvolver a imaginação e a criatividade, promover a socialização e a interação, estimular o interesse pela música e por instrumentos musicais, aprimorar o raciocínio e o ritmo e desenvolver a coordenação motora fina.

 

As professoras Rosicleide Ramos, Naiara Umbelino, Beatriz Passos e Ana Cleia trabalharam a arte como forma de expressão, estimulando a fantasia por meio de histórias, músicas e mágicas. A arte circense é um mundo de entretenimento, que envolve diversas áreas artísticas.  Os espetáculos se transformam em um evento ímpar ao som de uma música contagiante e interagem com o público de uma forma única.

 

Para encantar os alunos, a musicalidade tomou conta com canções divertidas e movimentos coreografados que envolveram o público infantil.  Momentos de alegria e diversão fizeram parte de uma tarde colorida de fantasias. As docentes, para animar a tarde com canções divertidas, dramatizaram e com coreografias engraçadas, contagiaram a todos e muitos sorrisos coloriram esse momento especial.

 

Mágicas, como tirar coelho da cartola, fazer a água desaparecer, a toalha mágica e muitas outras, foram a diversão da tarde. Hora de contação de histórias, até a professora se transformou em palhaça e dançarina. AS ações encantaram os alunos da Educação Infantil.

 

Conforme a professora Rosicleide Ramos, promover atividades com estímulo à criatividade a partir do universo do palhaço, como forma de sensibilização do corpo, busca a conscientização e resgate de valores humanos tais como a alegria, cooperação, amizade e outros. “Dar cambalhotas, estrelas ou fazer palhaçadas, cantar, dançar e bater palmas, brincar com fantoches, de malabaristas, de equilibristas é viajar no mundo de mágicas, retratou a professora do Pré-I.

 

Naiara Umbelino, disse que idealizar esses momentos de fantasia e musicalidade tornam o processo de ensino aprendizagem mais significativo. “O lúdico expressa e torna momento prazeroso e com gostinho de quero mais”, disse a professora da Creche I. Beatriz Passos, professora da turma da Creche II, afirmou que as histórias foram trabalhadas com tema “Circo”, que envolveu e encantou os alunos da educação infantil. “Sonhar, cantar, brincar, dar cambalhota, pular e fazer a mágica acontecer num toque simples de encanto e aprendizagem”, expressou.

 

Já a docente Ana Cleia, docente do Pré-II ressaltou que a atividade foi um momento de muita diversão que por meio das ações pedagógicas. “No tema foram desenvolvidas brincadeiras que estimularam a força, o equilíbrio, a coordenação motora e a flexibilidade, ativando a consciência corporal e a noção espacial”, ponderou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SESI de Pimenta Bueno promove o Piquenique do Intervalo

Alunos do Colégio SESI de Pimenta Bueno recebem premiação da 19ª OBMEP 2024

Raízes do Brasil é tema da festa “julina” do SESI de Vilhena

SESI de Vilhena faz atividade de encerramento do 1º semestre