IMPRENSA
20 de April de 2022 - 12h22

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SENAI Rondônia adquire robôs articulados de seis eixos para quatro unidades

Quatro unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), Porto Velho (Cetem), Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena, nesta semana, receberam cada uma, um robô articulado de seis eixos que serão utilizados como recursos didáticos, em diversos cursos técnicos em mecatrônica, automação industrial, cibersistemas de automação, mecânica, eletromecânica, eletrotécnica, eletroeletrônica, dentre outros.

Os equipamentos tecnológicos de última geração fazem parte do processo de modernização do SENAI-RO visando o desenvolvimento das capacidades técnicas para que os futuros profissionais, ao chegarem ao mercado de trabalho estejam qualificados para atender as demandas das indústrias.

Os robôs estão presentes em equipamentos para controle e supervisão de processos, manufatura, integradores de sistemas, controladores lógicos e numéricos, instrumentos de medição de grandezas elétricas e não elétricas, sensores, equipamentos de alarme e segurança, equipamentos eletroeletrônicos para uso médico-hospitalar, células robotizadas de manipulação e manufatura, entre outros. Suas aplicações são múltiplas, sendo comum dividi-las em automação da manufatura e automação de processos contínuos.

No ponto de vista do coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, as aquisições são indispensáveis para o desenvolvimento das capacidades técnicas para os futuros profissionais, que terão acesso a elementos e conceitos da Indústria 4.0, desta maneira com sua posterior atuação no mercado, poderão atender as necessidades das indústrias e de segmentos produtivos em desenvolvimento e carente de mão de obra especializada.

“Outro aspecto a ser destacado”, comentou o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, “é que o desenvolvimento da Indústria 4.0 necessita cada vez mais de profissionais com conhecimentos e habilidades técnicas na execução de todas as funções, inclusive as que outrora não se exigia grandes aptidões, fazendo com que as instituições de ensino atentem para esta necessidade existente atualmente no mercado de trabalho”, disse.

Ainda conforme Santiago, o profissional almejado é aquele possuidor de conhecimentos teóricos, mas que execute as tarefas pré-elaboradas, que consiga desenvolver vocabulário técnico e entender as orientações de profissionais especialistas e executar da forma mais adequada possível trabalhos e projetos propostos.

“Quanto a robótica na educação profissional, a projeção feita pelo SENAI mostra que as áreas de tecnologia e logística, por exemplo, estão em alta e devem gerar mais empregos, assim como para novas ocupações, como o analista de alta conectividade e o orientador de trabalho remoto”, afirmou o técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação do DR-RO.

Custódio acompanhou desde a definição e especificação das características técnicas, elaboração do termo de referência, o processo licitatório e agora na entrega técnica. “Entre os dias 9 e 13 de maio, no Cetem, o SENAI vai realizar treinamento de programação do robô, ministrado pelo técnico da empresa Motoman com a participação de um representante de cada unidade.

Para ele, a robótica tem um papel cada vez mais importante no processo de fabricação. “A educação em robótica é uma iniciativa chave para muitos empregadores e, portanto, desempenha um papel importante nos programas de formação e educação e o SENAI é uma instituição cada vez mais antenada às novas tecnologias”, finalizou.


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