03 de June de 2022 - 10h14

SENAI RO ministra curso de Controladores Lógicos Programáveis para colaboradores da Malinski

No próximo dia 6 de junho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), inicia o curso Controladores Lógicos Programáveis que será ministrado pelo instrutor Samuel Ferreira, da unidade SENAI CETEM, em Porto Velho, para 15 colaboradores da indústria local Malinski.

O curso, com carga horária de 40 horas, é de Aperfeiçoamento Profissional, tem o objetivo de desenvolver competências relativas à programação e configuração de Controladores Lógicos Programáveis. Um Controlador Lógico Programável, ou CLP, é um computador robusto usado para automação industrial. Esses controladores podem automatizar um processo específico, função da máquina ou mesmo uma linha de produção inteira.

O gerente do SENAI CETEM, Cleber Santos explica que o curso é In Company, ou seja, o treinamento será realizado dentro da própria empresa. “Este, como os demais cursos nesta modalidade, são especialmente elaborados para atender às necessidades especificas dos colaboradores e da própria organização”, disse.

Santos lembra que o CLP é atualmente um dos controladores mais utilizados na indústria e que curso está disponível também na unidade Cetem para a comunidade. “O uso de um CLP pode gerar menos manutenção e mais qualidade da produção, resultando em economia. Portanto, é importante que um equipamento como este seja adquirido e implantado por meio de empresas especializadas em automação de processos industriais e utilizado por um profissional qualificado e o SENAI tem a expertise para entregar para o mercado de trabalho”.

Conforme o instrutor Samuel Ferreira, a área é carente de profissionais nesse ramo. “Sendo um curso de Aperfeiçoamento, é necessário que o aluno tenha feito o de Eletricista industrial ou Comandos Elétricos. O primeiro caso, são aqueles que já trabalham na área. Mas, trabalham com sistemas não automatizados. O segundo, são técnicos e eletricistas que desejam aperfeiçoamento na área.

Ferreira ressalta que o profissional qualificado nesse segmento é indispensável para atuação de determinados setores industriais, pois vai atuar gerenciando sistemas automatizados de controle e supervisão dos processos industriais, além, de instalar sistemas e manter redes industriais, controladores, sensores, entre outros.

“Visto que, os sistemas de automação estão cada vez mais eficientes, rápidos e confiáveis”, acrescenta Ferreira, a consequência para as indústrias como a Malinski, é uma produção maior e com baixo custo, otimização de espaços, além do aumento da precisão e da segurança. Assim como, reduzir custos de energia e matéria-prima, diminuir o nível de poluentes e tornar os processos mais rápidos”, afirma o instrutor.

Sobre a Malinski

A empresa instalou uma moderna fábrica em Porto Velho, onde passou a produzir cabos de ferramentas para o ramo da construção civil e agricultura. Além de cabos, a Malinski também produz armações para guarda-sóis, ombrelones e aplainados S4S, entre outros produtos de madeiras.

Consolidada no mercado nacional e internacional, a Malinski conta hoje com mais de 300 colaboradores em três unidades de produção, com mais de 40 mil metros quadrados de área construída entre todas as unidades. Com capacidade de produção de mais de 2 milhões de cabos mensais, a companhia é hoje uma das maiores fabricantes de cabos no mercado mundial. Atualmente, com o início da produção de cabos para ferramentas, a companhia vem investindo fortemente na distribuição de seus produtos no mercado nacional.