IMPRENSA
15 de July de 2022 - 09h07

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SENAI estende inscrições para Desafio SENAI de Projetos Integradores até 22 de dezembro

O Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI) evidencia o DNA SENAI de Inovação e trata-se de uma importante ferramenta para aproximar as indústrias das unidades operacionais e aplicar a Metodologia de Educação Profissional (MSEP) em situações reais do mundo do trabalho. Na plataforma Inova SENAI estão disponíveis todos os documentos para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos.

Para participar do concurso os estudantes devem formar equipes. Sendo possível inscrever grupos com alunos de cursos distintos ou do mesmo curso, desde que sejam de igual categoria. São três categorias: Cursos de Qualificação (incluindo Aprendizagem Básica), Cursos Técnicos de Nível Médio (incluindo Aprendizagem Técnica) e Cursos de Nível Superior (Graduação Tecnológica ou Bacharelado).

O Desafio acontece em oito etapas. O cadastro de demandas, definição de equipes, desenvolvimento das soluções, cadastro das soluções na plataforma online, avaliação pela banca examinadora, resultado da etapa regional, avaliação pela banca nacional e os resultados desta etapa.

A abertura da plataforma para submissão de projetos iniciou em 3 de março e o encerramento será 22 de dezembro de 2022. Este prazo permite a participação de alunos do 1º e do 2º semestre de 2022.

O objetivo é levar para as salas de aula os desafios do dia a dia das empresas e fazer com que os participantes proponham soluções mediante elaboração de projeto, de modelo de negócio, de protótipo e um vídeo Elevator Pitch, para problemas reais da indústria brasileira.  Cada grupo poderá ser formado por no mínimo dois e no máximo cinco alunos e contar com até dois instrutores orientadores.

O técnico Alexandre Custódio, da área de Educação SESI-SENAI-IEL-RO (CEBEP) explica que os alunos oriundos de um único curso poderão compor equipes desde que comprovem a multidisciplinaridade dos seus projetos por meio de uma situação de aprendizagem elaborada pelos instrutores de, pelo menos, duas unidades curriculares ou uma situação de aprendizagem de Projeto de Inovação.

Ainda segundo Custódio, as equipes formadas por alunos de cursos distintos terão cinco pontos de bônus na avaliação do projeto. Cada grupo deve ser composto exclusivamente por estudantes matriculados nos cursos das categorias elegíveis para inscrição, não sendo permitido a participação de diferentes categorias na mesma equipe.

 


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