Projeto Connect Sol do SENAI-RO segue mais uma etapa de desenvolvimento
SENAI estende inscrições para Desafio SENAI de Projetos Integradores até 22 de dezembro
O Desafio SENAI de Projetos
Integradores (DSPI) evidencia o DNA SENAI de Inovação e trata-se de uma
importante ferramenta para aproximar as indústrias das unidades operacionais e
aplicar a Metodologia de Educação Profissional (MSEP) em situações reais do
mundo do trabalho. Na plataforma Inova SENAI estão
disponíveis todos os documentos para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos.
Para participar do concurso os
estudantes devem formar equipes. Sendo possível inscrever grupos com alunos de
cursos distintos ou do mesmo curso, desde que sejam de igual categoria. São
três categorias: Cursos de Qualificação (incluindo Aprendizagem Básica), Cursos
Técnicos de Nível Médio (incluindo Aprendizagem Técnica) e Cursos de Nível
Superior (Graduação Tecnológica ou Bacharelado).
O Desafio acontece em oito
etapas. O cadastro de demandas, definição de equipes, desenvolvimento das
soluções, cadastro das soluções na plataforma online, avaliação pela
banca examinadora, resultado da etapa regional, avaliação pela banca nacional e
os resultados desta etapa.
A abertura da plataforma para
submissão de projetos iniciou em 3 de março e o encerramento será 22 de
dezembro de 2022. Este prazo permite a participação de alunos do 1º e do 2º
semestre de 2022.
O objetivo é levar para as
salas de aula os desafios do dia a dia das empresas e fazer com que os participantes
proponham soluções mediante elaboração de projeto, de modelo de negócio, de protótipo
e um vídeo Elevator Pitch, para problemas reais da indústria
brasileira. Cada grupo poderá ser formado por no mínimo dois e no máximo
cinco alunos e contar com até dois instrutores orientadores.
O técnico Alexandre Custódio,
da área de Educação SESI-SENAI-IEL-RO (CEBEP) explica que os alunos oriundos de
um único curso poderão compor equipes desde que comprovem a
multidisciplinaridade dos seus projetos por meio de uma situação de aprendizagem
elaborada pelos instrutores de, pelo menos, duas unidades curriculares ou uma
situação de aprendizagem de Projeto de Inovação.
Ainda segundo Custódio, as equipes
formadas por alunos de cursos distintos terão cinco pontos de bônus na
avaliação do projeto. Cada grupo deve ser composto exclusivamente por estudantes matriculados
nos cursos das categorias elegíveis para inscrição, não sendo permitido a
participação de diferentes categorias na mesma equipe.
Mais notícias
Lean Office e Educacional melhoram a eficiência do SENAI-RO, destaca gerente de Educação
SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos
SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0