IMPRENSA
01 de August de 2022 - 09h21

A- A A+

Fluxo eficiente na cozinha industrial é tema de palestra do SENAI na Feira de Gastronomia


A segunda edição da Feira de Gastronomia de Rondônia, na noite da última sexta-feira, 29, contou em sua programação com mais uma palestra promovida pelo SENAI-RO. “Fluxo operacional eficiente na cozinha industrial”, ministrada pela técnica do SENAI-RO, Lissandra Souza, para um público seleto, empolgado e participativo. Entre eles, prestigiando a apresentação estava o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

A Lissandra falou sobre o que as pessoas não fazem e o que torna ineficiente o fluxo de produção gerando atrasos e problemas, inclusive perda de clientes e o que pode ser feito para começar a trabalhar com mais eficiência levando produtos com mais qualidade e menor tempo no atendimento.

“A ideia não é trabalhar a agilidade para entregar mais rápido, mas que esta entrega seja feita em tempo mais razoável, porém, mantendo a qualidade. Se priorizar a rapidez e esquecer a qualidade é o mesmo que nada” explicou a técnica.

Durante a palestra, Lissandra apresentou dois exemplos, um negativo e um positivo. O primeiro caso foi o de uma cozinha que estava desbalanceada, tinha um fluxo grande de um produto específico, uma salada, cujo tempo de produção levava 12 minutos.

“Essa foi uma consultoria na qual identificamos que apenas uma pessoa era responsável por fazer vários trabalhos. Não havia organização nesta cozinha e a pessoa ficava perdida porque a informação correta não chegava, e isso fazia com que este profissional tivesse de sair do seu posto de trabalho para efetuar outros serviços e enquanto isso, o cliente esperando”, explicou.

De acordo com a técnica, o SENAI fez uma proposta de balanceamento e o resultado foi a redução de 12 para quatro minutos à preparação da salada.

O exemplo positivo teve como base a cozinha de lanchonete de uma rede de fast food, para mostrar o que é um fluxo de produção eficiente. “Percebemos que não havia sujeira nos corredores, pois são amplos para que os funcionários pudessem transitar e seguir uma sequência lógica e eficiente de produção. Cada um estava no seu local e sabendo o que tinha de fazer”, disse Lissandra.

Houve a participação de algumas pessoas da plateia e Lissandra ressaltou a importância deste feedback. “Algumas pessoas contaram suas experiências ruins em alguns restaurantes, ao fazer um pedido e vir diferente, ou o caso de uma marmita que o cliente recebeu com a comida toda misturada. São situações que ocorrem durante a produção. O proprietário tem de analisar a necessidade de melhorias, do contrário, poderá perder os clientes. A participação da plateia é realmente fundamental, um termômetro para o nosso trabalho”. 

A musicista e cantora Denise França Reis comentou que o tema da palestra chamou sua atenção. “De fato existe um processo e é interessante seguirmos essa padronização para chegarmos a um produto adequado. Gostei muito da palestra da Lissandra, ela está de parabéns e também o SENAI por trazer essas informações apresentadas por uma excelente profissional”, elogiou.

Já a professora Solange Maria Cunha de Souza falou que “muitas vezes, o dono do estabelecimento precisa ter esse ponto de vista e se colocar como cliente consumidor. É importante também ter os profissionais do SENAI para fazer o trabalho de consultoria, pois mostra eficiência e trabalha desta forma trazendo para os visitantes da feira, um assunto relevante e ministrado por uma profissional nota dez”, finalizou.

 


Mais notícias

Matrículas nos cursos gratuitos do SENAI-RO vão até o dia 13

SENAI-RO disponibiliza cursos gratuitos para a comunidade

FIERO e SENAI RO apoiam realização do Circuito dos Instaladores em Porto Velho

Departamento Regional de Rondônia tem três projetos classificados para a etapa nacional do Inova SENAI 2022