10 de August de 2022 - 14h20

Projeto do HUB de inovação do SENAI-RO recebe acompanhamento do DN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) recebeu a visita de Amanda de Deus, da gerência de Tecnologia do SENAI-Departamento Nacional. Ela é a responsável pelo acompanhamento dos projetos de implantação dos HUBs de Inovação. Atualmente 9 DRs possuem projetos para otimizar sua operação. Rondônia figura entre eles.

De acordo com o coordenador de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Lopes, o projeto do HUB local implicará na reforma de duas edificações do complexo da escola Marechal Rondon localizadas no terreno que abriga a Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado (FIERO), na região central de Porto Velho.

Amanda também esteve nas dependências do SENAI-CETEM, no Distrito Industrial da Capital, e verificou os equipamentos adquiridos que farão parte do espaço maker do HUB. Entre eles, uma impressora 3D, máquina de corte a laser, Router (equipamento utilizado em aplicações em trabalhos com madeira, plásticos, borrachas, metais não ferrosos, espumas), entre outras. “São importantes ferramentas para a prototipagem de projetos de inovação tanto de empresas (startups) como dos projetos de inovação dos alunos do SENAI”, explicou Rafael Lopes.

O diretor regional do SENAI, Alex Santiago, considera que a indústria rondoniense terá muitos benefícios, pois o HUB atuará desde a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação (P&DI) à incubação e aceleração de negócios emergentes, além de integrar o ecossistema de inovação da Amazônica Ocidental, oferecendo um novo canal de desenvolvimento socioeconômico da região.