SENAI Capacita Gestores do SENAR em Modelagem de Processos com o Software Bizagi
SENAI Rondônia busca a vertente da prestação de serviços técnicos e tecnológicos
Historicamente,
a educação profissional tem sido o foco do Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial de Rondônia (SENAI-RO), mas surge uma nova tendência, a de
também trabalhar de maneira mais efetiva na área de prestação de serviços
técnicos, tecnológicos e de inovação, seja diretamente ou mediante
parcerias.
Desta forma, o SENAI firmou parceria com o Sebrae, cujo objetivo é empreender ações para a implantação de Lean manufacturing e eficiência enérgica nas indústrias rondonienses. Espera-se que com a implantação destas novas metodologias, as empresas participantes possam ter um aumento de eficiência de produção em torno de 20%. Existe também outro projeto voltado para eficiência energética, com recursos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), visando desenvolvimento de equipamento de medição de consumo inteligente de energia e cuja pesquisa terá início a partir de setembro de 2022.
Por fim, conforme o diretor regional Alex Santiago, o SENAI-RO iniciou trabalhos prospectivos junto a empresa geradora de energia na região, no intuito de, juntamente com os Institutos SENAI de Inovação em Biotecnologia (ISI-RJ) e Ligas Metálicas (ISI-MG) formular proposta de PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) nas áreas de aproveitamento de macrófitas e estudos de ligas visando diminuição dos efeitos da cavitação sobre pás de turbinas. Ainda segundo ele, há possibilidades de trabalhos, especialmente com o Institutos Fraunhofer, na Alemanha, e provavelmente, também com a empresa detentora da patente de produção das turbinas, que terá interesse em possíveis resultados gerados.
O diretor pontuou a importância do papel da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) na promoção e apoio às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no estado, que traz como resultado a alavancagem da atividade industrial através da solução de problemas complexos enfrentados pelas empresas.
Cavitação e Erosão
O fenômeno de cavitação é basicamente entendido, como a sequência dos eventos de formação de bolhas de ar ou vapores, com a sua posterior implosão ou explosão, tendo como origem a queda de pressão associada a pequenos núcleos existentes nos líquidos.
A cavitação produz efeitos indesejáveis e agressivos, dos quais pode-se citar como exemplos, erosão de contornos sólidos; vibrações e ruídos excessivos; diminuição da capacidade dos vertedouros de Usinas Hidrelétricas; diminuição da eficiência de Turbinas Hidráulicas, com consequente queda de potência.
A erosão por cavitação ocorre devido a concentração de energia em uma pequena área sólida próxima, ou no próprio local onde ocorre o colapso. Essa concentração de energia é responsável pelas altas tensões localizadas que excedem os limites de resistência dos materiais.
Mais notícias
Alunos do SENAI Fabricam Pás e Rodos para Ajudar o Rio Grande do Sul
Analista da CEBEP Participa de Evento no SENAI Belém para Impulsionar Economia Circular
Sindipan-RO será comandado por ex-aluno do SENAI RO