Usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao navegar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Aviso de Privacidade e nossa Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

IMPRENSA
08 de September de 2022 - 11h00

A- A A+

SENAI Rondônia participa de Seminário Internacional de Educação Profissional e Tecnológica

O que mudar na educação de hoje para o futuro do trabalho? Este foi o tema principal que palestrantes e debatedores nacionais e internacionais abordaram e debateram durante o 2º Seminário Internacional de Educação Profissional, realizado pelo Departamento Nacional do SENAI e mediado pelo jornalista Cristiano Reckziegel, do Canal Futura.

Gestores das unidades educacionais do SESI-SENAI de Rondônia participaram do seminário, que também focou em assuntos como reemprego e recolocação, antecipação de competências e demandas do mercado e a educação profissional brasileira para o trabalho do futuro integram a programação que  contou com palestras de dirigentes e especialistas do Fórum Econômico Mundial (WEF), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Google e da Unesco, além de debatedores de organizações e empresas brasileiras e mundiais.

O evento, que aconteceu na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com transmissão pelo Youtube do Canal Futura, teve como principal objetivo mobilizar e engajar os diversos públicos nas agendas de aperfeiçoamento e requalificação profissional.  

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL- RO, Jair Coelho, participou in loco, e ressaltou que os palestrantes falaram, com propriedade, sobre os impactos da quarta revolução industrial no mercado de trabalho e na educação profissional. Daí a importância da participação de toda a nossa equipe pedagógica e demais áreas neste encontro ímpar promovido pelo DN, Fundação Roberto Marinho e Canal Futura. É importante que a educação seja capaz de se adaptar as demandas atuais e futuras ao ponto de garantir o desenvolvimento de toda a sociedade e em harmonia com o planeta”, disse Coelho.

Para a gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Bim, que participou remotamente do evento, a reflexão proposta pelo seminário é importantíssima tanto para o desenvolvimento econômico do país e que este esteja elencado na sustentabilidade. “Este evento reuniu mentes brilhantes de vários países para debater sobre a educação profissional do futuro e nós do SENAI de Rondônia fazemos parte deste contexto”.

Já o coordenador de STI do SENAI-RO, José Rafael Lopes comentou que “a indústria 4.0 já é uma realidade, e o Brasil para acompanhar essa realidade precisará formar e requalificar milhões de trabalhadores para lidar com as novas tecnologias como 5G, Robótica, Internet das coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) entre outras. Se não enfrentarmos esse desafio, estaremos condenados ao atraso tecnológico”.

Segundo a gerente da unidade SESI-SENAI Lagoa, Fabiana Amaral a educação profissional tem um papel extremamente importante na agenda de competitividade de transformação que as economias passam mundo afora, incluindo as transformações tecnológicas por conta da quarta revolução industrial.

De acordo com o técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação SENAI-RO, cita dados do Relatório Futuro do Emprego 2020, produzido pelo Fórum Econômico Mundial. “92% das empresas que atuam no Brasil buscam acelerar a digitalização dos processos de trabalho e 68% planejam acelerar a automação de tarefas em função da pandemia. O país precisa trabalhar em uma estratégia paralela para a qualificação, requalificação e redistribuição da força de trabalho para garantir que essa transição seja inclusiva e construa uma economia com oportunidades para todos”, explica.

 

 


Mais notícias

SENAI-RO integra Projeto Profissionais do Futuro Competências para a Economia Verde

SENAI-RO tem participação de destaque no III Fórum de Inovação de Porto Velho

Departamento Regional de Rondônia participa do 5° Workshop de Mentoria de Implantação do Observatório da Indústria

SENAI-RO integra capacitação Jornada das Empresas – Hub, em Alagoas