02 de December de 2022 - 09h20

Coordenador de Educação do SESI-SENAI-RO ministra palestra online em seminário do IFSULDEMINAS

“SESI-SENAI, a inovação que requalificou a educação” foi o tema da Live transmitida via Google Meet, ministrada pelo coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, como parte da programação do Seminário Ciência, Tecnologia e Inovação realizado, na última semana, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Pouso Alegre (IFSULDEMINAS).

A participação de Jair Coelho, se deu a partir de convite do coordenador de pesquisa da instituição, Alexandre Thomé, que atuou como mediador durante a apresentação do representante do Departamento Regional de Rondônia, que teve a duração de duas horas.

Coelho abriu sua apresentação destacando o SESI de Rondônia que tem melhorado substancialmente a entrega da qualidade da educação no estado para toda a sociedade e empresas, assim como o SENAI, ao que se refere à formação profissional. “Nosso foco nas lideranças e como recrutar profissionais, cujo perfil e competências são condizentes com as nossas diretrizes educacionais. Outro fator, é o comprometimento dos professores”, disse.

Ainda conforme Coelho, tanto SESI, quanto SENAI planejam, mas não para engessar, mas para aprender e no curso da prática de ensinar, o professor vai fazendo os ajustes e aperfeiçoando a metodologia, ministrando aulas mais dinâmicas dentro da sala e apresentando diversos conteúdos que contribuam para o aprendizado dos alunos.

Apresentou os três indicadores acompanhados pelo Departamento Nacional e apresentados aos presidentes das federações de indústrias de todo o Brasil. O primeiro é o Sistema de Avaliação de Educação Profissional (Saep), que mede não apenas o que o aluno aprendeu, mas a média do DR, a competência do gestor, da pedagoga e do professor.

O segundo, denominada Pesquisa de Egresso feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que informa os índices de absorção dos profissionais formados pelo SENAI pelo mercado e pelas indústrias. O terceiro indicador é o Percentual de Conclusão, ou seja, quando SESI e SENAI iniciam suas turmas, quantos destes alunos vão até o final dos respectivos cursos, quantos são certificados.

Outro ponto focado por Coelho, foi a qualidade das unidades SESI e SENAI, a infraestrutura, o grau de inserção de novas tecnologias mediadoras educacionais, do conhecimento dos docentes e como lidam com estas tecnologias com o objetivo de alcançar os melhores resultados, inclusive mediante a transversalidade para ensinar e aprender.

“Antes éramos profissionais do conhecimento e isso já está mudando, pois somos educadores que vivemos na pauta da inovação”, finalizou o coordenador. “Mas, inovar não apenas fazer algo novo, inovar é fazer a diferença. Com todo esse trabalho vamos instigando os alunos e os professores, tudo isso com incentivo e investimentos em infraestrutura, porém, é preciso que todos estejam antenados nas informações, no conhecimento e até curiosidade, mas contribuam para o progresso e crescimento pessoal e desenvolvimento”, finalizou.