IMPRENSA
03 de February de 2023 - 08h17

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Alunos do SESI-SENAI de Rondônia têm acesso à ferramenta CoderZ


Semana passada, como parte da programação do encontro pedagógico, os professores Silvio Luiz Vichroski e Lorines Cezne, ambos da unidade SESI-SENAI de Vilhena, fizeram uma breve apresentação sobre o CoderZ, plataforma já é utilizada pelos Departamentos Regionais, dentre eles, o de Rondônia, com enorme aceitação dos alunos.

 

O CoderZ utiliza a metodologia Steam, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, e atividades gamificadas para incentivar a educação tecnológica e preparar jovens para o futuro. Alunos do SESI-SENAI tem acesso ao CoderZ a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 1ª série no Novo Ensino Médio, esse acesso se dá através do Portal SESI Educação.

 

O professor Silvio Luiz lembra que no segundo semestre de 2020 e início de 2021 juntamente com a professora Lorines, participou de capacitação com mais de 600 outros profissionais de educação do SESI de todo o Brasil. A abordagem da capacitação envolveu os aspectos pedagógicos e o currículo para a programação de robôs virtuais e realizadas atividades individuais e em pequenos grupos.

 

“A plataforma tem um vínculo próximo com a robótica educacional, considerando que ela simula a prática de robôs de Lego. O que a plataforma faz, basicamente, é dispor de vários cenários e os robôs devem executar algumas ações. Essas ações podem ser tanto de realizar algum movimento, atuar naquele ambiente quanto para a leitura de dados”, explica Silvio Luiz.

 

Segundo o professor a plataforma é bem intuitiva. “São diversas funcionalidades. Para os professores, temos algumas diferenciadas que facilitam o planejamento e o trabalho em sala de aula, mostrando possíveis soluções de programação para os desafios propostos nos cenários apresentados”, acrescenta.

 

Conforme o aluno vai alcançando uma maior pontuação, ele vai sendo desafiado em outras fases. Existe um nível de dificuldade em que começa do mais básico até um mais avançado. À medida que ele vai evoluindo, a própria plataforma vai disponibilizando novas ferramentas, novos blocos, novas possibilidades.

 

“É possível acompanhar de forma online em qual nível aquele aluno ou turma se encontra. Acompanho todos os matriculados e consigo ainda analisar a turma que está desenvolvendo um raciocínio mais rápido, um pensamento computacional e aqueles que não conseguem para dar uma atenção maior para eles”, pontuou.

 

De acordo com a professora Lorines Cezne o CoderZ é uma plataforma tanto para professores quanto para alunos, fácil de usar para o ensino de tecnologias do mundo real, como programação que traz todas as missões em forma de jogos e projetos que os alunos podem utilizar para aprender programação e robótica. “O CoderZ oferece uma experiência de aprendizado única que envolve os alunos e promove habilidades do século XXI”, afirma.

 

Lorines ressalta que "o diferencial da plataforma é, que nela todos os alunos são protagonistas, pois todos têm a oportunidade de programar. Eles aprendem uns com os outros, fazendo o aprendizado tornar se prazeroso e divertido”, finaliza.

 

No ponto de vista do gerente da unidade, Silvio Leite, “a robótica impacta na questão emocional e na cognitiva. Em termos emocionais, os alunos passam a trabalhar de forma colaborativa, se envolvem mais com discussões, tornam-se mais críticos e criativos. Em termos cognitivos, eles aprendem a trabalhar com o pensamento computacional, científico e entendemos que isso tem um impacto forte no mercado de trabalho”.

 


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