IMPRENSA
10 de February de 2023 - 09h27

A- A A+

SENAI-RO apresenta projetos no concurso “Foi aí que usei a criatividade” durante Jornada Pedagógica do DN

O Departamento Regional do SENAI Rondônia está participando da 7ª Jornada Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, cuja transmissão aconteceu pelo canal no YouTube da instituição nos dias 8 e 9. Do DR-RO, as unidades SESI-SENAI de Vilhena e SENAI de Ariquemes inscreveram propostas e projetos para o concurso “Foi aí que eu usei a criatividade - Ambientes que inspiram aprendizagens memoráveis”.

 

O projeto idealizado pela professora Rosalva Alves, da unidade SESI-SENAI de Vilhena, denominado “Maquete | Tipos de Produção em Escala Menor” abordou os tipos de produção, tipos de logística, processos de produção, Just in time, Kanbam e estratégias de distribuição de produtos e serviços.

 

“Nosso objetivo é conectar alguns dos cursos, nos quais ministro aula, tendo como objetivo demonstrar a conectividade entre eles e a importância das áreas profissionais de cada um para as empresas. Os estudantes de logística são os autores do projeto realizando apresentações para todos os cursos. É importante participar e compartilhar ideias e resultados alcançados, principalmente quando agrega conhecimento aos estudantes”, disse a professora.

 

Também do SESI-SENAI de Vilhena, o projeto da professora Maria Regina Zorzi Schultheis para o concurso, focou na “Modelagem Convencional e Plana”. Ela explica que a ideia surgiu para apresentar o resultado da modelagem, com objetivo de incentivar o aprendizado do aluno. Foi uma honra representar minha unidade, principalmente compartilhar ideias que deram certo”, disse a professora.

 

Outro inscrito representando a mesma unidade, o projeto intitulado “PC no Painel” sobre arquitetura e organização de computadores, é uma iniciativa do professor Nathan Wesley Santos Silva. “O projeto nasceu da necessidade de expor os dispositivos que compõe a arquitetura e organização de computadores. Este projeto é simples e pode ser implantado em todas as unidades do SENAI, melhorando o processo de aprendizagem do aluno”, afirma Silva.

 

Gutemberg Torquato e Marcia Cristiani de Moraes, ambos professores do SESI-SENAI de Vilhena, também tiveram projetos inscritos.

 

A unidade do SENAI de Ariquemes marcou presença com a proposta do instrutor da área de Tecnologia da Informação, Gilson Guedes dos Santos e da coordenadora de Educação, Carla Viviane da Silva Nunes.

 

“A ideia surgiu para desenvolver as aulas práticas do curso Operador de Drone em um ambiente externo e ao mesmo tempo controlado e seguro, maximizando a experiência e distribuindo o tempo de operação do equipamento de cada aluno. Existiam limitações da quantidade de equipamentos, fatores como segurança, risco operacional, risco de danos do equipamento, tempo e quantidade de alunos para executar as aulas práticas. Foi aí que usei a criatividade”, explica Carla.

 

Com a intenção de motivar os alunos a realizar o percurso em menos tempo e desenvolver as habilidades desejadas, os professores tiveram a ideia de adequar o ambiente utilizando balizas, gomos, aros, bandeirolas e marcações no solo, para que os alunos fossem desafiados a realizar um percurso operando o drone a uma altura considerada segura para o operador e para o equipamento, com pontuação definida através do tempo de execução do percurso e precisão das manobras, cujo resultado foi melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e uma experiência de prática ao ar livre mais divertida e uma operação de pilotagem mais segura e precisa, garante Santos.

 

Carla e Santos acrescentam que a meta é compartilhar estratégias de aprendizagem utilizando a criatividade, fazendo com que o aluno vivencie e tenha a experiência de aprendizado significativo através do desenvolvimento de novas competências, o resultado é um aluno mais preparado e diferenciado para o mercado de trabalho.

 

Silvio Leite e Ângela Candelório Bim, respectivamente gerentes das unidades de Vilhena e Ariquemes parabenizam os professores pela iniciativa e criatividade. Os gerentes destacam o empenho de cada um deles no desenvolvimento das ideias e apresentações.

 

“Reconhecemos a meritória participação e o empenho dos nossos professores e instrutores neste concurso “Foi aí que eu usei a criatividade - Ambientes que inspiram aprendizagens memoráveis” e nos demais programas do Departamento Nacional, que faz todo esforço para envolver os DRs, objetivando chacoalhar os nossos profissionais de educação, fazendo com que pensem por outro ponto de vista, sendo o ganho maior a participação”, comenta o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

 

Coelho lembra que os docentes e instrutores se mobilizaram e o trabalho continua ressoando educacionalmente e ganhando visibilidade nacional, porque está registrado para que todos os DRs conheçam os trabalhos, as ideias e iniciativas. “É o que fica nas unidades, é o que será pauta para debate dos alunos, desta forma aprofundando conhecimentos e o diálogo de professores e estudantes, ou seja, mobiliza a equipe educacional em vários sentidos e os resultados serão sempre positivos”.   

 

Para conhecer alguns dos trabalhos das unidades de Vilhena e Ariquemes inscritos no concurso “Foi aí que eu usei a criatividade”, acesse os links:

 

 SENAI Ariquemes Foi aí que eu usei a criatividade

 

SENAI Vilhena  Foi aí que eu usei a criatividade

 

SENAI Vilhena 2 Foi aí que eu usei a criatividade

 

 


Mais notícias

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Palestras, debates e oficinas integram a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação do SENAI

Profissionais do DR-RO participam de capacitação em eficiência energética