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06 de April de 2023 - 11h43

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SENAI-RO participa de Oficina de Elaboração de Itens para o SAEP


A Oficina de Elaboração e Revisão de Itens para o Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP), realizada pelo Departamento Nacional do SENAI, em Brasília, contou com a participação de professores de todo o Brasil, dentre eles, quatro profissionais do Departamento Regional de Rondônia (DR-RO).

 

Representando o DR-RO, foram selecionados os professores Jary da Silva França, do curso Técnico em Manutenção Automotiva, Rosalva Alves, do curso Técnico em Qualidade, Diego Barbosa Garcia, do curso Técnico em Informática, e, Rafaela Rodrigues Arrabaça, do curso Técnico em Mineração.

 

O professor Jary França agradeceu por ter sido selecionado para participar da capacitação e ressaltou a iniciativa do DR em capacitar os docentes, dando continuidade ao seu aprendizado e conhecimentos. “Serve ainda como motivação para enxergarmos novos horizontes e perspectivas, possibilita o intercâmbio com profissionais de outras unidades, o que está dando certo em outros DRs para trazermos para as nossas unidades, buscando ainda mais excelência para os nossos cursos e alunos. O DR está de parabéns e a resposta virá na sala de aula com estudantes melhor capacitados e nos resultados na avaliação do SAEP”, pontuou.

 

Conforme a professora Rosalva Alves, “essa foi a segunda vez que fui indicada para participar da elaboração dos itens da prova prática do SAEP e também participei da aplicação Teste da Prova Prática. O especialista da área precisa entender a Matriz de Referência e como fazer o cruzamento dela para desenvolver as situações de aprendizagem dentro das capacidades, funções, subfunções e objeto de conhecimento necessários que contemple todos os conhecimentos necessários para atuação do profissional e automaticamente o melhor resultado no SAEP”, explicou a docente.

 

Os gerentes das unidades foram unânimes em destacar que os professores que participaram da oficina se tornaram multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e que o DN não tem medido esforços para atualizar os docentes, principalmente nesta questão concernente às avaliações do SAEP, nas quais o DR-RO tem se destacado nacionalmente desde 2020, inclusive na edição, que compreende os semestres 2021/2 e 2022/1 o SENAI-RO obteve média 8,8, se destacando como 1º lugar no Brasil.

 

De acordo com o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o SAEP avalia do Departamento Regional ao estudante colocado no mercado de trabalho. “Com certeza a performance positiva no SAEP no DR-RO, nos últimos três anos, é fruto de um trabalho contínuo e de dedicação dos profissionais e estudantes que se comprometem 100% com o desafio do ensino e da aprendizagem. Toda vez que o SENAI promove ações em âmbito nacional entendemos como uma excelente estratégia para alcance dos resultados educacionais”, afirmou.

 

Coelho acrescentou que “a participação dos nossos docentes é altamente estratégica, pois fomenta ainda mais a premissa da Metodologia SENAI de Educação Profissional e potencializa o processo de ensino e aprendizagem oferecido pelo SENAI-RO. A ação visa ainda a formação dos docentes na metodologia de elaboração de itens, que segue o rigor técnico e é aplicada por meio de uma plataforma digital, desenvolvida e coordenada pelo DN do SENAI em parceria com a Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE). Além da formação dos docentes, outro benefício é a interação com outros DRs e a troca de boas práticas, o que favorece a melhoria na atuação dos docentes”, finalizou.

 

SAEP

 

As provas acontecem anualmente, são individuais e divididas em avaliações teóricas e práticas. Os instrumentos aplicados na primeira etapa são compostos por situações objetivas e os questionários contextuais. Na segunda fase, os estudantes executam uma ou mais situações-problema, que simulam demandas reais do dia a dia de trabalho.

 

O aluno tem a oportunidade de demonstrar tudo que aprendeu. O SAEP não mira apenas o aluno, mas avalia também a administração, as lideranças, as competências gerais, todos quesitos essenciais e relevantes. O foco maior é a competência técnica e os estudantes não fazem mais avaliações para marcar certo ou errado, as provas não são objetivas. Eles são submetidos a situações problemas reais, pois os instrutores trazem o que acontece no mundo laboral para que possam encontrar soluções.


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