Projeto Connect Sol do SENAI-RO segue mais uma etapa de desenvolvimento
SENAI-RO participa de Oficina de Elaboração de Itens para o SAEP
A Oficina de Elaboração e Revisão de Itens para
o Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP), realizada pelo
Departamento Nacional do SENAI, em Brasília, contou com a participação de
professores de todo o Brasil, dentre eles, quatro profissionais do Departamento
Regional de Rondônia (DR-RO).
Representando o DR-RO, foram selecionados os
professores Jary da Silva França, do curso Técnico em Manutenção Automotiva, Rosalva Alves, do curso Técnico em
Qualidade, Diego Barbosa Garcia, do curso Técnico em Informática, e, Rafaela
Rodrigues Arrabaça, do curso Técnico em Mineração.
O professor Jary França agradeceu por ter sido
selecionado para participar da capacitação e ressaltou a iniciativa do DR em
capacitar os docentes, dando continuidade ao seu aprendizado e conhecimentos.
“Serve ainda como motivação para enxergarmos novos horizontes e perspectivas,
possibilita o intercâmbio com profissionais de outras unidades, o que está
dando certo em outros DRs para trazermos para as nossas unidades, buscando
ainda mais excelência para os nossos cursos e alunos. O DR está de parabéns e a
resposta virá na sala de aula com estudantes melhor capacitados e nos
resultados na avaliação do SAEP”, pontuou.
Conforme a professora Rosalva Alves, “essa foi
a segunda vez que fui indicada para participar da elaboração dos itens da prova
prática do SAEP e também participei da aplicação Teste da Prova Prática. O
especialista da área precisa entender a Matriz de Referência e como fazer o
cruzamento dela para desenvolver as situações de aprendizagem dentro das
capacidades, funções, subfunções e objeto de conhecimento necessários que
contemple todos os conhecimentos necessários para atuação do profissional e
automaticamente o melhor resultado no SAEP”, explicou a docente.
Os gerentes das unidades foram unânimes em
destacar que os professores que participaram da oficina se tornaram
multiplicadores dos conhecimentos adquiridos e que o DN não tem medido esforços
para atualizar os docentes, principalmente nesta questão concernente às
avaliações do SAEP, nas quais o DR-RO tem se destacado nacionalmente desde
2020, inclusive na edição, que compreende os semestres 2021/2 e 2022/1 o
SENAI-RO obteve média 8,8, se destacando
como 1º lugar no Brasil.
De acordo com o gerente de Educação Básica e
Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o SAEP avalia do Departamento
Regional ao estudante colocado no mercado de trabalho. “Com certeza a
performance positiva no SAEP no DR-RO, nos últimos três anos, é fruto de um
trabalho contínuo e de dedicação dos profissionais e estudantes que se
comprometem 100% com o desafio do ensino e da aprendizagem. Toda vez que o
SENAI promove ações em âmbito nacional entendemos como uma excelente estratégia
para alcance dos resultados educacionais”, afirmou.
Coelho acrescentou que “a participação dos
nossos docentes é altamente estratégica, pois fomenta ainda mais a premissa da
Metodologia SENAI de Educação Profissional e potencializa o processo de ensino
e aprendizagem oferecido pelo SENAI-RO. A ação visa ainda a formação dos
docentes na metodologia de elaboração de itens, que segue o rigor técnico e é
aplicada por meio de uma plataforma digital, desenvolvida e coordenada pelo DN
do SENAI em parceria com a Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção
e de Promoção de Eventos (CEBRASPE). Além da formação dos docentes, outro
benefício é a interação com outros DRs e a troca de boas práticas, o que favorece
a melhoria na atuação dos docentes”, finalizou.
SAEP
As provas acontecem anualmente, são individuais
e divididas em avaliações teóricas e práticas. Os instrumentos aplicados na
primeira etapa são compostos por situações objetivas e os questionários contextuais.
Na segunda fase, os estudantes executam uma ou mais situações-problema, que
simulam demandas reais do dia a dia de trabalho.
O aluno tem a oportunidade de demonstrar tudo
que aprendeu. O SAEP não mira apenas o aluno, mas avalia também a administração,
as lideranças, as competências gerais, todos quesitos essenciais e relevantes.
O foco maior é a competência técnica e os estudantes não fazem mais avaliações
para marcar certo ou errado, as provas não são objetivas. Eles são submetidos a
situações problemas reais, pois os instrutores trazem o que acontece no mundo
laboral para que possam encontrar soluções.
Mais notícias
Lean Office e Educacional melhoram a eficiência do SENAI-RO, destaca gerente de Educação
SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos
SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0