Projeto Connect Sol do SENAI-RO segue mais uma etapa de desenvolvimento
Departamento Regional de Rondônia participa de evento de reposicionamento do SENAI de Ações Inclusivas
A interlocutora do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) do Departamento Regional de Rondônia, a especialista I, Marcela Vieira, participou em Brasília, de um encontro realizado pelo Departamento Nacional com o objetivo de reposicionar o PSAI.
Marcela também integrou o encontro de capacitação dos interlocutores do programa e na mesma oportunidade, foi oportunizado uma Roda de conversa que teve como abordagem a “Diversidade e Inclusão e Acesso ao Mercado de Trabalho”.
Segundo a representante do DR-RO, como parte do reposicionamento do programa, foi lançado o Guia PSAI, que reúne esclarecimentos e dados sobre pilares que passam a definir sua atuação: PCDs, gênero, gerações, raça/etnia e LGBTQIAPN+.
Com linguagem clara e objetiva, o material desdobra cada um dos cinco pilares - gênero, raça e etnia, orientação sexual, gerações e deficiência. Nele, constam dados, glossário de conceitos, dicas de convivência, mitos e até concepções, atitudes e frases que devem ser evitadas, sendo um excelente ponto de partida para quem deseja ser um agente de mudança.
“O maior o objetivo do guia do PSAI é criar espaços acolhedores e ampliar oportunidades de formação”, afirmou Marcela. “A instituição escreveu outro capítulo nessa história com a divulgação dos novos pilares estruturantes da iniciativa, de forma a dar visibilidade a todos os públicos atendidos e se alinhar ao conceito de ESG (a sigla em inglês representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (Environmental, Social and Governance) nas empresas, que reúnem as políticas de meio-ambiente (E), responsabilidade social (S) e governança (G).
Com mais de 20 anos de história, Programa SENAI de Ações Inclusivas reúne esclarecimentos e dados sobre pilares que passam a definir sua atuação. “O PSAI tem como propósito transformar vidas para uma indústria mais competitiva e promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente a todas as pessoas”, explicou Marcela.
Conforme o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o mundo é diverso. O mercado de trabalho, infelizmente, ainda não. “Vale lembrar que, com a missão de mudar essa realidade mediante uma formação profissional para todos, o SENAI criou, em 1999, o Programa de Ações Inclusivas (PSAI). Em mais de duas décadas, o que começou com o preparo de unidades, materiais didáticos e docentes para qualificar pessoas com deficiência se transformou no programa de inclusão para o mundo do trabalho mais abrangente do país”, pontuou.
“Reitero o que disse a gestora nacional do PSAI, Suzana Figueiredo”, ressaltou Coelho, a iniciativa tem abrangência nacional, com ações em mais de 465 Unidades Operacionais, que atendem 552 municípios das 27 unidades da Federação. Seu principal objetivo é promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente a todas as pessoas para inclusão nos cursos do SENAI e no mercado de trabalho. Nossa missão é criar espaços acolhedores para que as pessoas possam ser quem são”, resumiu.
Mais notícias
Lean Office e Educacional melhoram a eficiência do SENAI-RO, destaca gerente de Educação
SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos
SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0