Projeto Connect Sol do SENAI-RO segue mais uma etapa de desenvolvimento
DR-RO participa de capacitação de docentes em tecnologias digitais aplicadas à bioeconomia
Realizada
na escola SENAI Antônio Simões, em
Manaus, a capacitação de docentes em tecnologias digitais aplicadas ao
setor de bioeconomia contou com a participação
da analista educacional do SENAI-RO, Luana Carine Borges de Souza e o
instrutor Messias Pimentel Cantanhede, da unidade SENAI CETEM, de Porto Velho.
O
treinamento teve o objetivo de desenvolver competências digitais nos
docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), explorando diversas
aplicações das tecnologias digitais de: sensoriamento, comunicação,
processamento e análise e operação e gestão, no segmento da bioeconomia.
De
acordo com Luana, foram abordados temas como a contextualização da bioeconomia;
cadeias de valor no setor; princípios da Indústria 4.0 e tecnologias digitais, dentre
outros. “A integração de tecnologias digitais no processo de ensino e
avaliação, cria um ambiente de aprendizado potencializado pelas tecnologias, no
contexto da bioeconomia, pauta do mundo atual”, afirmou.
Ainda conforme Luana, a capacitação terá
desdobramentos, por exemplo, na concepção de atividades de aprendizagem
baseadas em projetos e em resolução de problemas complexos na área, apoiados
pelas tecnologias digitais, acrescentando ferramentas e vários outros
benefícios como o projeto piloto de Competências Digitais para a Economia Verde
no Brasil.
Outro ponto destacado pela analista é o
contínuo compromisso do SENAI de capacitar ainda mais suas equipes. “Nossa
responsabilidade como instituição é sempre nos preocuparmos com a reciclagem em
capacitações, tendo em vista o avanço das tecnologias digitais. Hoje, a pauta
do mundo é a transição energética e bioeconomia, essa capacitação reuniu
grandes profissionais e empresas dominantes sobre o assunto. Participar
de um evento grandioso como a Expo Amazônia BIO&TIC, colocou nosso DR na
primeira prateleira”, ressaltou.
A
analista também comentou da importância e colaboração da unidade SENAI CETEM
por sua participação com o projeto piloto denominado Connect Sol, elaborado
pelos instrutores Messias Pimentel Cantanhede e Israel Horácio Almeida Silva,
revisado pela analista educacional Luana Carine Borges de Souza e aprovado pelo
gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Santiago
Coelho.
Para Coelho, o Connect Sol, uma parceria
com a Agência de Cooperação Brasil - Alemanha (GIZ) como parte do
"Profissionais do Futuro" - Núcleo de Engenharia Organizacional
(NEO-UFRGS), elevou ainda mais o nível do Departamento Regional de Rondônia,
principalmente na participação e apresentação das iniciativas de digitalização
na Educação Profissional e Tecnológica na Expo Amazônia BIO&TIC.
O
instrutor Messias Pimentel comentou do “Profissionais do Futuro”, um processo
de mentoria pelo Grupo NEL, o Núcleo de Engenharia Organizacional da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, para o qual o SENAI de Rondônia foi indicado pelo
Departamento Nacional. “Além da Luana e de mim, o instrutor Israel Horário
integrou o treinamento. Importante lembrar que a mentoria envolve diversas
fases, entre elas, as de capacitação e treinamento voltado aos docentes em
tecnologias digitais aplicadas à bioeconomia”.
Nesse encontro, explicou Messias, foram
realizadas diversas capacitações visando o desenvolvimento de competências para
a economia verde, baseado nos conceitos da bioeconomia, economia circular e
energias renováveis, com temas transversais aí, no qual a digitalização. A
totalização, por meio da aplicação de tecnologias digitais no processo de
ensino e aprendizagem, foi um dos principais itens abordados.
“A capacitação envolveu o estudo das
cadeias produtivas da bioeconomia, em particular o açaí, a castanha do Pará, o
cacau, o pescado e a madeira, e, dentro desse contexto, o objetivo foi
capacitar docentes no conhecimento dessas cadeias produtivas e na identificação
de desafios nessas cadeias, onde possam ser desenvolvidas oportunidades de
aplicação de tecnologias digitais para o atendimento a esses desafios”, pontuou
Messias.
Segundo o instrutor em paralelo a esse
conhecimento da aplicação das tecnologias digitais, está a integração dos
planos de ensino, dos cursos técnicos de educação profissional oferecidos pelo
SENAI, nos quais sejam integrados cada vez mais os alunos e identificar em
quais oportunidades podem ser inseridas essas ações nas grades curriculares dos
cursos.
“Como resultados obtidos, temos do ponto
de vista pedagógico, a identificação desses desafios e como a gente pode usar
os nossos cursos e os nossos alunos da educação profissional para agregar
soluções a esses desafios. Segundo resultado importante foi a troca de
experiências com os demais DRs, institutos federais, dentre outras entidades”,
finalizou Messias.
Mais notícias
Lean Office e Educacional melhoram a eficiência do SENAI-RO, destaca gerente de Educação
SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos
SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0