11 de April de 2024 - 10h49

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Potencializar a formação para atender o setor produtivo industrial. Este é um dos objetivos do Departamento Regional do SENAI de Rondônia em ampliar a competência dos instrutores das unidades para o uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0. O treinamento dividido em duas etapas contou com 52 horas on-line e agora terá 24 horas presenciais.

Ministrada por Anderson Henrique Bonifácio, profissional da Exxer, empresa fabricante dos equipamentos de vanguarda da 4ª Revolução Industrial, a capacitação presencial começou dia 8 e encerra nesta quinta-feira, 11, no SESI-SENAI-IEL de Cacoal, onde se agrupam, em pool, nesta unidade juntamente com os participantes de Ji-Paraná e Vilhena. Em seguida, de 15 a 18 de abril, no SESI-SENAI-IEL Lagoa, vão se agrupar os instrutores desta unidade e também do SENAI CETEM e os de Ariquemes. No total participam 14 profissionais.

Segundo o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a Indústria 4.0, também conhecida como a “Quarta Revolução Industrial”, tem pautado a estratégia de países proeminentes e também grandes, médias e pequenas empresas. Esse acontecimento revolucionário é composto por uma variedade de conhecimentos e tecnologias, incluso a superlativa IA, que estão remodelando os processos educacionais, fabris e os negócios hoje, de amanhã e além”.

“Neste contexto”, ressaltou Coelho, “a Indústria 4.0 é um conceito revolucionário da automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos e aumentando a produtividade mediante o uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor”.

Conforme Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação (Cebep), entre as novidades, está o Kit Didático composto por quatro bancadas (estoque, processo, montagem e expedição) que incluem recursos de sistemas de visão, computação em nuvem, internet das coisas (IoT), robótica colaborativa, inteligência artificial, entre outras.

Custódio explicou que a estrutura será utilizada na capacitação de estudantes de pelo menos 29 cursos técnicos e superiores – com previsão de ampliação de alcance - nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica, tecnologia da informação (hardware e software), automação e mecatrônica e telecomunicações”, explicou.

O instrutor Messias Pimentel Cantanhede, do SENAI CETEM, afirmou que “viabilizar a oferta de formação focada na indústria 4.0 vai assegurar que o setor industrial tenha à disposição profissionais especializados e mantenha a capacidade de inovar”.

Já o instrutor William Flávio, do SESI-SENAI-IEL de Vilhena destacou que “a indústria 4.0 é a superposição de diferentes tecnologias ciber-físico para habilitar um processo produtivo com maior qualidade e velocidade”, comentou o diretor do SENAI-RO, “estamos focados em atender uma indústria cada vez mais conectada e digital. Tópicos relacionados à quarta revolução industrial passaram a ser incorporados aos cursos da entidade como temas centrais ou transversais”, comentou.

Anderson Felix, instrutor do SENAI de Ji-Paraná disse que a capacitação está sendo excelente e que partir dos novos conhecimentos adquiridos, a unidade poderá ofertar para nossos alunos, indústria e comunidade em geral cursos nas áreas de logística, automação industrial, robótica, dentre outros que integram essa revolução chamada Indústria 4.0”, pontuou.

De acordo com o instrutor da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, Diego Barbosa Garcia, para os alunos do SENAI, essa revolução industrial não é apenas uma janela para o futuro da produção global; é uma oportunidade ímpar de se posicionar na vanguarda da inovação tecnológica. “Ao se capacitarem nas competências exigidas pela Indústria 4.0 — como inteligência artificial, análise de dados, Internet das Coisas (IoT), robótica, entre outras —, eles estão não apenas assegurando sua empregabilidade, mas também contribuindo ativamente para o avanço da competitividade das indústrias locais”, declarou.

Garcia acrescentou que para a indústria rondoniense, a adoção dos princípios da Indústria 4.0 é um passo estratégico rumo ao aumento da produtividade, à eficiência operacional e à inovação. “Isso significa não apenas aprimorar os processos produtivos existentes, mas abrir caminhos para novos modelos de negócios, produtos e serviços fortalecendo a posição de Rondônia no cenário industrial nacional e internacional”.

O instrutor também afirmou que a colaboração com instituições de formação técnica e profissional, como o SENAI, é fundamental nesse processo, pois garante que a força de trabalho esteja preparada para atender às novas demandas do mercado, impulsionando assim o crescimento econômico sustentável da região. “Portanto, a sinergia entre a educação profissional oferecida pelo SENAI e as necessidades da indústria rondoniense na era da Indústria 4.0 não é apenas benéfica; é essencial para o desenvolvimento e o sucesso de ambos”, finalizou.