IMPRENSA
09 de August de 2024 - 14h43

A- A A+

Unidade SENAI CETEM recebe alunos de Porto Velho e Candeias no Mundo SENAI

Diversos alunos das escolas Santa Marcelina, João Bento da Costa, Eduardo Lima e Silva, Teodoro Assunção, Paulo Leal, de Porto Velho, e Jaime Barcessat e Carlos Drummond de Andrade, do município de Candeias do Jamari, visitaram as instalações da unidade CETEM durante o evento Mundo SENAI, realizado presencialmente em Porto Velho nesta sexta-feira, dia 8.


Para esta edição, que acontece em todos os estados do Brasil, a unidade preparou uma série de atividades que incluíram demonstrações do braço robótico, da bancada 4.0, de segurança em serviços de distribuição de redes, além da apresentação e operação de robótica Lego, tour guiado pelo laboratório de mecânica, exposição de simuladores, demonstração do acionamento de subestação e pneumática, exposição do kit didático de eletrônica e energia solar, e a apresentação dos cursos de aprendizagem do segundo semestre de 2024.


A abertura do evento contou com a presença da Banda da 17ª, que, além do Hino Nacional, apresentou um repertório de músicas brasileiras que variou do rock ao sertanejo, agradando a todos os gostos. Em seguida, iniciaram-se as visitas guiadas pelos instrutores e alunos dos cursos do SENAI.


Para o gerente do CETEM, Cleber Melo, é sempre uma satisfação receber alunos e demais visitantes no Mundo SENAI, pois é uma oportunidade para todos conhecerem as instalações e descobrirem o que a instituição oferece em termos de qualificação profissional. “Nos preparamos para mais esta edição em todos os segmentos dos nossos cursos. Vale ressaltar que, além dos instrutores, nossos alunos demonstraram os equipamentos, mostrando na prática o que aprendem na teoria durante os cursos”, explicou.


Durante a visitação, houve uma rápida explicação sobre todos os equipamentos e máquinas utilizados nos cursos do SENAI. Um dos locais que mais chamou a atenção foi a sala de demonstração do braço robótico e dos robôs Lego, no segmento da indústria 4.0. Igor Eduardo Lima de Farias, aluno do colégio Carlos Drummond de Andrade, ficou surpreso com toda a tecnologia disponível na unidade. “É a primeira vez que venho ao evento e não imaginava que havia todas essas máquinas aqui. Gostei muito e me interesso pela área de informática, que quero seguir como profissão”, falou.


Outro espaço que despertou interesse foi a sala onde estavam as impressoras 3D. A cada demonstração, era possível perceber a surpresa dos visitantes. Os instrutores explicaram as possibilidades das impressoras em confeccionar objetos em material plástico e desenhos em madeira.


Na área de eletrotécnica, após a explicação dos instrutores e alunos sobre o funcionamento dos equipamentos, houve um momento em que uma aluna do 9º ano da escola Jaime Barcessat participou de uma simulação de resgate. Para essa simulação, ela foi totalmente equipada com colete de segurança, capacete e demais EPIs. Ao final do exercício, Estafany Tainá Alves, que iniciou o curso de assistente administrativo neste semestre no SENAI, comentou que foi uma experiência fantástica. “Iniciei um curso no SENAI agora, mas vendo tudo o que é oferecido aqui, quem sabe, possa fazer outros cursos e me profissionalizar em outras áreas”, disse ela.


Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SENAI de Ariquemes oportuniza aula prática aos alunos do curso de Mecânicos de Máquinas Agrícolas

SENAI-RO recebe homenagem do Exército Brasileiro

SENAI-RO inova com equipamento que recicla garrafas PET

Dois dias de Mundo SENAI mobiliza unidade de Vilhena