IMPRENSA
05 de December de 2022 - 11h33

A- A A+

Unidade SESI-SENAI Lagoa certifica segunda turma do Novo Ensino Médio

No mês de dezembro não são apenas as festas natalinas que movimentam jovens e adultos, as cerimônias de formatura também marcam o mês, como a que a unidade SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho, realiza nesta quinta-feira, 8, a partir das 19h30, no auditório da São Lucas II (antiga Ulbra), onde acontece a solenidade de entrega de certificados para os 31 formandos da segunda turma do Novo Ensino Médio (NEM) do curso Técnico em Redes de Computadores.

De acordo com a gerente da unidade SESI-SENAI Lagoa, em Porto Velho, Fabiana Amaral, “este momento representa mais um grande feito. Aceitamos o desafio de tocar essa experiência pioneira e agora entregamos ao mercado e à sociedade novos profissionais e cidadãos, que vão poder decidir o que fazer com sua trajetória”, comemorou.

“Essa é a segunda turma do Novo Ensino Médio que está concluindo o curso Técnico em Redes de Computadores. Muitos desses alunos estão conosco desde a educação infantil, o que é motivo de orgulho para toda a equipe da escola”, afirmou a coordenadora pedagógica Juliane Loubach.

Para a pedagoga Sussileide Morais da Silva, “esse é um momento marcante na vida dos nossos alunos e seus familiares, pois é o encerramento de uma etapa que foi árdua, mas que com certeza dará bons frutos em suas vidas”.

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-RO, Jair Coelho, o Novo Ensino Médio (NEM) contempla diferentes possibilidades de formação profissional, os itinerários estão estruturados em assuntos relacionados ao empreendedorismo, expressão corporal, tecnologia, sustentabilidade, expressão cultural, cidadania, gênero, educação financeira, profissões e saúde.

“Podemos dizer que vencemos mais um desafio e, hoje, o SESI-SENAI Rondônia escreve um trecho da história da educação nacional, o que muito nos orgulha", disse o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, que acrescenta, a metodologia que atrela Educação Básica à Educação Profissional tem sido uma das portas de entrada para mundo do trabalho. O NEM é a revolução do modelo tradicional de provas e notas por disciplina com a premissa de desenvolvimento de competências e habilidades, possibilitando aos jovens experimentarem e construírem planos para o futuro” disse.

Novo Ensino Médio (NEM)

A reforma estabelece uma organização curricular mais flexível, com a oferta de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), organizada não mais por disciplinas, mas por competências e habilidades, que são divididas em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A BNCC representa 60% da grade, enquanto os outros 40% ficam a cargo dos chamados itinerários formativos.

Os itinerários formativos apresentam diferentes possibilidades de escolha aos estudantes, de acordo com suas preferências e intenções de carreira. Eles podem aprofundar os conhecimentos em uma das quatro áreas do conhecimento da BNCC ou optar por uma formação técnica e profissional. As instituições de ensino têm autonomia para definir quais os itinerários formativos ofertarão, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.

Com as mudanças propostas, o objetivo é tornar o Ensino Médio mais atrativo e, assim, diminuir os índices de evasão escolar. Dados do Censo Escolar apontam que apenas 84,3% dos adolescentes de 15 a 17 anos que deveriam estar no Ensino Médio estudam. Além de ter menos pessoas chegando a essa etapa, há um alto índice de desistência no período, que, segundo o Ministério da Educação, chega a 11,2%.

 

 

 


Mais notícias

Alunos com necessidades educacionais especiais é tema de encontro no SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI Saúde de Cacoal promove atividade de conscientização sobre o câncer de mama

Alunos da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal brilham em torneio de robótica

Explorando o Folclore Brasileiro com a turma do Pré I do SESI de Pimenta Bueno